20.5 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoJoinvillePrefeitura de Joinville lança Mapeamento Geológico e Hidrogeológico do município

Prefeitura de Joinville lança Mapeamento Geológico e Hidrogeológico do município

Pela primeira vez, Joinville possui o seu Mapa Geológico e Hidrogeológico, estudo que representa importante ferramenta para o planejamento territorial, gerenciamento de riscos geológicos, ambientais e para os planos de políticas públicas nas áreas de mineração e recursos hídricos subterrâneos.

O mapa foi viabilizado pela Prefeitura de Joinville como contrapartida para o Projeto Viva Cidade 2 – Revitalização Ambiental e Urbana do Município, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A execução foi feita pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, por meio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

De acordo com Josimar Neumann, gerente da Unidade de Desenvolvimento e Gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), o objetivo do mapa é fornecer mais informações sobre o solo e subsolo do município que servem de subsídios para o planejamento territorial.

As informações serão utilizadas pelas equipes técnicas da Prefeitura para o desenvolvimento de novos estudos e políticas públicas, bem como por profissionais de diversas áreas no desenvolvimento de projetos.

“O mapa Geológico e Hidrogeológico traz um detalhamento das informações que dá mais garantias sobre as ações do município no que diz respeito ao planejamento territorial”, afirma Neumann.

No quesito hídrico, o mapa fornecerá subsídios para identificar de modo mais detalhado a extensão do potencial exploratório da água de superfície, possibilitando o estabelecimento de políticas públicas para o gerenciamento da sua utilização.

O Mapa Geológico e Hidrogeológico de Joinville está disponível no link.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!