- PUBLICIDADE GOOGLE-

Encontros do Programa PPA seguem orientando servidores sobre aposentadoria


Nesta semana, aconteceu mais um encontro do Programa Pré e Pós Aposentadoria (PPA) do Servidor de Balneário Camboriú – conhecido como “Boas Vindas”. Durante todo o ano os servidores recebem orientações sobre aposentadoria através de encontros com profissionais, referente as oito etapas do Programa. O PPA é um Programa desenvolvido pela Administração Municipal, por meio das Secretarias de Gestão Administrativa, da Pessoa Idosa, e BCPrevi, que acolhe, prepara e acompanha o servidor até a sua aposentadoria.

Continua após o anúncio

Através de oito etapas, cada turma recebe todas as informações sobre o serviço público; preparação para a aposentadoria e, após a aposentadoria, e apoio domiciliar. O critério para participar das etapas é a idade. Nesta segunda-feira (06) aconteceu o encontro de Boas Vindas, quando os servidores são acolhidos, integrados e poderão realizar o levantamento de suas crenças e expectativas sobre a aposentadoria. O grupo tem oito futuros aposentados, servidores das Secretarias de Educação e Saúde, que já passaram pelas duas primeiras etapas e foram orientados através de palestras, pelas psicólogas do Programa.

Este ano, o PPA abriu uma turma de 70+, para atender servidores, ainda na ativa, com mais de 70 anos. São 24 servidores que já estão prestes a se aposentar e recebem, através dos encontros, toda orientação e suporte de preparação para esse marco na vida de um trabalhador, que é a aposentadoria.

Continua após o anuncio

A primeira etapa do PPA é o “Programa de Integração”, onde é apresentado ao servidor os seus direitos, deveres e normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação. Após esse conteúdo, o servidor passa pela segunda etapa do Programa, que é a “Entendendo a Aposentadoria”. Nela os profissionais do Instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários.

Já na terceira etapa, que é a do “Encontro de Boas Vindas”, o funcionário é acolhido, integrado e poderá conversar e fazer um levantamento sobre suas crenças e expectativas sobre a aposentadoria. Esse encontro é direcionado apenas para os servidores que estão a um ou dois anos da aposentadoria. Na quarta etapa a pauta é o “Planejamento Financeiro”, onde os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientação de como reorganizar suas finanças; de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz. Esse encontro é específico para os servidores prestes a se aposentar e os já aposentados e será mediado por um profissional da área financeira.

Continua após o anúncio

“Projeto de Vida” é a quinta etapa do Programa. Aqui não há palestra e sim um bate papo; uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, como desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar físico; relacionamentos sociais e familiares; além de lazer e atividades culturais. Esse encontro reúne aposentados e os servidores que já contam pouco tempo para a aposentadoria.

Reconhecimento à contribuição, à dedicação e ao comprometimento após tantos anos de serviço é uma etapa importante do PPA. É a “Muito Obrigado”, que é o encontro onde o governo agradece ao servidor. A sétima etapa, e uma das mais ricas em conteúdo, é a “Vivendo a Aposentadoria”; onde o servidor prestes a se aposentar, escuta do ex-colega, já aposentado, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos na Secretaria da Pessoa Idosa. E por fim, a última etapa refere-se ao contribuinte aposentado. É a de “Visitas Domiciliares”, onde o BCPrevi vai até o aposentado com dificuldades de mobilidade e lhe dá o direito de receber e participar das etapas, principalmente as que se referem ao acolhimento, planejamentos e homenagem.

____________________

BCPREVI – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município
(47) 3360-6253

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022

    www.instagram.com/prefeituradebc     

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais