Agentes Mirins realizam aula prática de Percepções de Risco Geológico

- PUBLICIDADE -


A Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) realizou nesta semana um encontro com os Agentes Mirins, promovendo uma aula sobre Percepções de Risco Geológico. Durante o encontro, os alunos receberam informações a respeito do histórico de desastres ocorridos no município, em especial sobre movimentos de massa (deslizamentos) e as principais causas dos desastres.

Além das aulas em sala, aulas práticas em locais considerados como áreas de risco também foram oferecidas pela Diretoria de Geologia às turmas das escolas: EBM Bilíngue Professor Fernando Ostermann; EEB Dr. Max Tavares D’ Amaral e EBM Bilíngue Duque de Caxias.

Também foi falado sobre a importância e o papel do setor de Geologia para a Defesa Civil e para a população em geral. Na oportunidade foram passadas também orientações e dicas de proteção e prevenção de desastres. Ainda na ocasião, o geógrafo Gerson Lange Filho, técnico da Diretoria de Geologia, explanou sobre sua experiência de quando foi escalado para apoiar o município de Petrópolis-RJ, que foi atingido em fevereiro, por uma catástrofe climática.

Após o encontro em sala foi à vez da aula prática, quando os Agentes Mirins visitaram uma área nas proximidades da escola para estudo de solo. A visita foi guiada pelo geógrafo e pela equipe da Defesa Civil, onde os alunos puderam observar na prática o que aprenderam em sala de aula. Na oportunidade, ainda foi falado sobre formas de manter as casas seguras, como o uso de calhas, canalização da água, destino correto para o lixo e sobre plantas que ajudam a evitar deslizamentos.

“Eu tenho um carinho especial pelos programas educacionais como é o Agente Mirim e a Defesa Civil na Escola, e fico orgulhoso de ver o interesse dos jovens nos conhecimentos que temos a compartilhar. É importante para nós ter a oportunidade de além da teoria, ministrar aulas práticas, levando a realidade das áreas de risco que temos em nossa cidade”, enfatiza o secretário da pasta, Carlos Olímpio Menestrina.

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga

postada em 26/05/2022 16:16 – 21 visualizações

Fotos