Servidores da Semudes participam de capacitação sobre benefícios eventuais da Assistência Social


A Secretarias de Desenvolvimento Social (Semudes) realizou capacitação sobre benefícios eventuais com os psicólogos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A capacitação aconteceu em dois encontros para abordar a concessão de benefícios eventuais no município.

A Lei 8.802/2019 que regulamenta os benefícios eventuais da Política de Assistência Social em Blumenau teve uma importante alteração. Todos os técnicos de nível superior poderão repassar estes benefícios, que antes somente assistentes sociais poderiam fazer.

O Secretário de Desenvolvimento Social Alexandre Matias destaca a capacitação para qualidade do serviço. “É muito importante a capacitação de nossos técnicos de nível superior para que possam oferecer o melhor serviço possível à nossa comunidade”, comenta.

A capacitação também irá acontecer com os agentes administrativos dos serviços que participam do fluxo do repasse de benefícios.

Benefícios Assistenciais

Os benefícios assistenciais do município são um tipo de proteção social ofertada de forma temporária para prevenir e enfrentar situações provisórias de vulnerabilidade, como nascimentos, mortes, calamidades, entre outros. Eles são concedidos em forma de pecúnia, bens ou serviços, e estão garantidos na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) de 1993.

Blumenau conta com oito benefícios eventuais e de transferência de renda, são eles: vulnerabilidade temporária, auxílio natalidade, auxílio funeral, cartão alimentação Blusuas, renda cidadã, família acolhedora e aluguel social, acolher criança e idoso.

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano

postada em 17/05/2022 16:49 – 1 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook