Programa de Combate à Dengue de Blumenau registra aumento de 587,50% nas denúncias


A Prefeitura de Blumenau, por meio do Programa de Combate à Dengue ligado a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) registrou aumento do número de pacientes com Dengue nas últimas semanas. O número de denúncias recebidas por meio do OuvidorSUS também aumentou. Eram cerca 80 no mês de janeiro e esse número saltou para mais de 550 em abril – o que representa um aumento de 587,50% no período. Porém, cerca de 60% das denúncias são consideradas improcedentes.

Entre as principais reclamações que não se confirmam está o caso de denúncias de locais com grande quantidade de entulho e lixo no terreno do vizinho, mas quando as equipes chegam ao local, identificam apenas vegetação rasteira que não oferece riscos.

O secretário explica a importância do diálogo entre as pessoas a fim de tentar uma solução amigável antes de abrir uma reclamação na ouvidoria. “Nós entendemos que muitas vezes, na correria do dia a dia, as pessoas olham pela janela de suas casas e apartamentos e suspeitam de locais que possam oferecer risco de proliferação do Aedes aegypti. É importante ter esse olhar. Mas também é importante que haja diálogo com o vizinho e que se após esse movimento o morador considerar importante uma visita das nossas equipes, que ele faça sim a denúncia”, explica o secretário.

Durante todo o ano, o trabalho dos agentes de endemias consiste em vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Além de orientar a população sobre como evitar a proliferação de doenças, com o decreto de situação de emergência por causa da Dengue, o trabalho foi ampliado com a reativação da Sala de Situação que reúne diversas secretarias municipais, além das forças de segurança do município que incluem Policia Militar, Corpo de Bombeiros e 23º Batalhão de Infantaria.

Denúncias
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 17/05/2022 15:00 – 27 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook