Seminário na web vai abordar realidade dos museus


O “Webinar: museu e documentação, vivências e realidades” está programado para 2 de junho, às 19h30, de forma online. A ação gratuita é uma contrapartida social do projeto “Museu de Hábitos e Costumes: continuando a salvaguarda de seu acervo”, selecionado pelo , Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. O projeto consiste na catalogação de 500 objetos do Museu de Hábitos e Costumes (MHC).

O seminário transmitido pela web contará com a participação das museólogas Iara Stiehler, Marcelle Vieira do Nascimento e Ana Carolina Maciel Vieira. A iniciativa vai abrir dialogo sobre a documentação museológica da instituição contemplada, bem como a experiência de cada profissional participante. As inscrições ficam abertas até o dia 31 de maio pelo link encurtador.com.br/htEOV.

Saiba mais:

Webinar: museu e documentação, vivências e realidade

Quando: 2 de junho, às 19h30

Duração: 1h

Participação: Iara Stiehler, Marcelle do Nascimento Vieira, Ana Carolina Maciel Vieira

Inscrição: encurtador.com.br/htEOV

Será fornecida declaração de participação

Participantes

Iara Claudinéia Stiehler: museóloga formada pela Unibave – Centro Universitário Barriga Verde, em 2013. Trabalhou nos projetos “Museu da Família Colonial: Conservar para não perder”, cargo: museóloga/coordenadora, em 2020; “Museu Hering – Projeto Acervo do Arquiteto Hans Broos” 2019; “Conservação da Coleção de Indumentária do Museu de Hábitos e Costumes”, cargo: proponente e coordenadora, em 2020; “Simão Gamlich: percursos Arquitetônico em Blumenau”, cargo: museóloga/coordenadora, em 2019; “Museus de Hábitos e Costumes: salvaguarda do acervo”, cargo: proponente e coordenadora, em 2018; “Trajetórias pessoais e memória empresarial em Blumenau: Ações de preservação e inventário de documentos do castelinho de Gertrud Gross Hering”, cargo: museóloga em 2018. Trabalhou na Fundação Catarinense de Cultura – Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM) – como coordenadora geral, entre 2015 e 2016.  Trabalhou no Museu Nacional de Imigração e Colonização, como coordenadora geral, entre 2014 e 2015. Trabalhou no Museu Hering como auxiliar de Museologia, em 2013. Foi estagiária no Museu de Arte de Blumenau (MAB), entre 2013 e 2014

Marcelle Vieira do Nascimento: museóloga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Trabalhou com museóloga no Sesc Quitandinha – Petrópolis (Período: 27 de junho a 5 de julho de 2019); Serviço de laudo técnico de 320 obras de arte (pinturas) no Projeto Anual de Atividades da Escola de Artes Visuais (Período: 8 a 10 de maio/8 e 9 de julho de 2019); na Remontagem das Reservas Técnicas do Museu de Folclore Édison Carneiro com acondicionamento do acervo nos seus locais de origem (Período: novembro de 2018 a janeiro de 2019); no Processo de higienização, embalagem e acondicionamento do acervo em Reserva Técnica do Museu de Folclore Édison Carneiro. (Período: março a agosto de 2017); levantamento, higienização e acondicionamento de objetos do Museu da Pessoa (Período: julho a dezembro de 2013); na catalogação do acervo do Memorial JK, Brasília (Período: março a junho de 2013); levantamento de acervo arqueológico subaquático para a confecção do Catálogo da Sociedade Brasileira de Arqueologia; e atualização de fichas catalográficas e em Banco de Dados na Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha do Brasil (Período: setembro de 2012 a março de 2013); Inserção de 1.500 fichas catalográficas em Banco de Dados (Período: julho a setembro de 2011); catalogação de peças do acervo museológico. (Período: outubro de 2010 a janeiro de 2011); catalogação de 1.200 peças do acervo arqueológico e inserção de 3 mil fichas catalográficas em Banco de Dados, Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (Período: maio a julho de 2010); atividades em Reserva Técnica: higienização, catalogação e acondicionamento de peças do acervo museológico, Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (novembro de 2009 a janeiro de 2010)

Ana Carolina Maciel Vieira: bacharel em Museologia e Mestra em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Tem experiência na área de Patrimônio Cultural, Gestão Museológica e Políticas Públicas para Museus. De 2013 a 2022 foi servidora de carreira no Instituto Municipal de Cultura e Esportes – Prefeitura de Petrópolis/RJ, cargo de museóloga, onde atuou na criação do Sistema Municipal de Museus de Petrópolis e no processo de requalificação do Museu Casa do Colono. Foi tutora EAD no Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais (SEC/RJ, UERJ, MINC), turmas de 2013 e 2014, e conselheira eleita no Conselho Regional de Museologia, 2ª região (mandato de 2018-2020). Atualmente é diretora técnica do Museu da Imagem do Som do Rio de Janeiro e membro da Comissão Consultiva do Sistema Estadual de Museus (SIM-RJ), mandatos de 2015-2022

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 16/05/2022 15:52 – 34 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook