Cerca de sete mil pessoas, de 2,3 mil famílias, serão atendidas no novo Centro de Referência de Assistência Social do distrito de Marechal Bormann, inaugurado na manhã esta quinta-feira. A unidade abrange também o Goio-Ên.
“Ficou muito bom, tem mais espaço para atender a população, antes era um lugar apertado. Tudo o que vem para ajudar no atendimento da comunidade é importante”, disse o presidente da Associação dos Moradores do Bormann, Carlos L. Schmitz.
Segundo a coordenadora do CRAS Bormann, Charline Trierveiller, são duas assistentes sociais, uma psicóloga, duas recepcionistas, um motorista e duas colaboradoras da limpeza que vão trabalhar na unidade. A estrutura conta com três salas de atendimento, sala do Cadastro Único, Lavanderia, Cozinha, Almoxarifado, Recepção e banheiros.
O investimento é de R$ 596.564,50, sendo que parte é de recursos da Prefeitura e R$ 350 mil de emenda parlamentar da deputada federal Caroline Detoni, que agradeceu ao prefeito João Rodrigues pela união de forças para que a obra se tornasse realidade.
João Rodrigues destacou que no seu primeiro mandato havia feito investimentos em pavimentação, e habitação e, que neste mandato, reativou a superintendência do Bormann, capitaneada por Aderbal Pedroso, e que o município está investindo em obras que vão transformar a região.
“Queremos fazer quarenta anos em quatro. Já começamos a pavimentar algumas ruas e, em 30 dias, vamos trazer a Prefeitura para cá e asfaltar 100% da sede do Marechal Bormann. Vamos asfaltar a estrada até a granja da Aurora, beneficiando os moradores e o turismo na Estância das Águas, mais 2,5km em direção ao Bom Retiro, a pavimentação até a Linha Cachoeira, onde será o Autódromo, e relançar a licitação do asfalto até o Rodeio do Erval”, disse João Rodrigues.
O prefeito disse que aguarda a doação de uma área para construir um espaço de atendimento das crianças no contraturno escolar, espaço de convivência e campo de futebol.
Ele também deu a missão ao superintendente Aderbal Pedroso, para a criação do Conselho de Desenvolvimento do Bormann, para discutir mensalmente problemas e apontar soluções.
O vereador Wilson Cidrão falou em nome dos demais vereadores presentes, elogiando a nova estrutura de atendimento para os moaradores.
A secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, destacou que o CRAS é a porta de entrada para os serviços da pasta.
“Aqui é a porta de entrada para a Assistência Social, o Cadastro Único e seus benefícios, os programas sociais como o Oportuniza, Frentes de Trabalho, Grupos de Mulheres e Idosos, entre outros”, destacou.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Itamar Agnoletto, secretários municipais, lideranças e moradores da comunidade. No final teve lanche e brincadeiras para as crianças.