Forquilhinha, no Sul do estado, realiza entre os dias 20 e 26 deste mês a 10ª edição da Heimatfest. O evento marca a comemoração dos 110 anos de colonização alemã e dos 33 anos de emancipação político-administrativa do município.
Para divulgar o evento, o prefeito de Forquilinha, José Cláudio Gonçalves (PSD), o Neguinho, da rainha da festa, Giovana Beretta, e a 1ª princesa Liege Borges Delfino, ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (13), por solicitação do deputado Julio Garcia (PSD). O prefeito destacou a importância da festa para a preservação da cultura e das tradicionais locais.
“É uma festa que conta a história de nossa cidade, que mostra a cultura de Forquilhinha e valoriza a cultura regional”, afirmou o prefeito. “Ela está sendo feita pela comunidade, para a comunidade, com todos os shows gratuitos.”
Além das atrações artísticas, programadas para a Praça dos Imigrantes Alemães, um dos destaques da Heimatfest é a gastronomia alemã. A programação completa pode ser consultada no site da Prefeitura de Forquilhinha.
A rainha Giovana Baretta fez o convite para que os deputados prestigiem a Heimatfest. “Forquilhinha está em festa, a festa mais alemã do Sul do estado”, disse.
O deputado Julio Garcia comentou sobre a importância do evento para o município. “A Heimatfest é uma festa maravilhosa, que enaltece essa terra tão querida”, disse. Ivan Naatz (PL) e o deputado federal Ricardo Guidi (PSD) parabenizaram a comitiva de Forquilhinha pela realização da festa.
Situada no Sul do estado, Forquilhinha tem pouco mais de 30 mil habitantes. Segundo o prefeito, o município é o maior produtor de arroz do estado. A economia conta também com o setor metal-mecânico e têxtil como destaque.