Casa da Cultura Dide Brandão recebe apresentação musical que exalta o samba de roda


A Casa da Cultura Dide Brandão recebe, nesta quarta-feira (13), a apresentação musical de samba de roda do projeto Sonzeira Bacana com SabrinaVianna. A atriz, escritora e cantora fará show gratuito, às 20h.

O projeto musical está em turnê por Santa Catarina. A apresentação é composta por mulheres e reúne, além da multiartista negra Sabrina Vianna, as cantoras e musicistas Barbara Kristensen eSuellen Wagner, para execução das obras de diversos compositores do samba.Durante o show, a artista proponente e idealizadora da iniciativa diologa com o público e traz histórias e informações sobre o gênero musical, como a música de Donga, que é considerada o primeiro samba a ser gravado no Brasil.

No repertório, as artistas resgatam obras de domínio público e querepresentamaculturaafricanaeluso-brasileira. Entre as canções que integram o show estão “Vi Mamãe Oxum na Cachoeira”, “Seu Guarda Civil Não Quer” e “Viola, Meu Bem”. A segunda parte da apresentação contará com músicas de Noel Rosa. Os figurinos também foram pensados para  relacionar a performance no palco por meio da narrativa das músicas.

Sabrina Vianna tem mais de 30 mil seguidores nas redes sociais, atua na cena cultural da região Sul, onde reside há oito anos. Tornou-se referência pelo engajamento na luta das pautas raciais, promovendo reflexão e conhecimento com a sua trajetória na vida e na arte.

“Como mulher preta aqui no Sul do país, cantar samba é resistência. Neste show, quero trazer quem sou, exaltar a minha ancestralidade nesse Estado que tanto amo e celebrar a força das mulheres em cena”, ressalta Sabrina Vianna.

O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Em Itajaí, a iniciativa tem o apoio da Fundação Cultural e da Casa da Cultura Dide Brandão.

Comente com o Facebook