Altair Silva e Luiz Fernando Vampiro retornam à Assembleia


Os deputados Altair Silva (PP) e Luiz Fernando Vampiro (MDB), que estavam licenciados de seus mandatos desde janeiro do ano passado, retornaram à Assembleia Legislativa nesta semana. Os dois ocupavam cargos no primeiro escalão do governo Carlos Moisés da Silva (Republicanos).

Os retornos de Altair e Vampiro se devem ao fim do prazo de desincompatibilização estabelecido pela legislação eleitoral para aqueles que ocupam cargos públicos e querem disputar o pleito deste ano. Altair era secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, enquanto Vampiro estava à frente da Secretaria de Estado da Educação (SED).

Na volta ao Parlamento catarinense, os dois fizeram balanços positivos de suas atuações no Executivo estadual. Altair destacou como uma de suas principais ações o enfrentamento à estiagem que atingiu o estado, em especial a região Oeste. “Investimos mais de 300 milhões de reais no enfrentamento da estiagem. Criamos o programa de cereais de inverno, lançamos o programa de internet por fibra ótica na área rural, gerando mais renda para o produtor rural,” disse.

Na Alesc, o deputado vai defender a aprovação de um orçamento próprio para a Secretaria da Agricultura. Segundo ele, a garantia desses recursos é necessária para que a Pasta possa “empreender grandes programas, de longo prazo, para inovar cada vez mais o agro. É impossível para um secretário gerir uma pasta que não tem orçamento próprio. Isso precisa ser mudado.”

Já o deputado Vampiro colocou, entre suas principais realizações na SED, a valorização dos profissionais da educação, como a remuneração mínima de R$ 5 mil e a nova tabela de salários; os investimentos em infraestrutura, com a reestruturação do setor de Engenharia da secretaria; e os investimentos em tecnologia, com a compra de notebooks para os professores e de laboratórios nas escolas.

O parlamentar também destacou a implantação do novo ensino médio. “Tivemos avanços significativos, que foram sentidos pela comunidade escolar”, afirmou Vampiro, que na Assembleia continuará focando a Educação como uma das prioridades do mandato.

Com o retorno dos dois deputados, Silvio Dreveck (PP), que ocupou o lugar de Altair Silva, e Dirce Heiderscheidt (MDB), que substituiu Vampiro, retornam à condição de suplentes.

Comente com o Facebook