- PUBLICIDADE GOOGLE-

Comunidade promove culto em homenagem a Fritz Müller


A comunidade blumenauense prestigiou no último domingo, dia 3 de abril, mais uma rodada de homenagens aos 200 anos de nascimento do naturalista alemão Dr. Fritz Müller. As celebrações da manhã contaram com culto na Igreja Luterana Espírito Santo Comunidade Blumenau Centro, seguido de homenagem no jazigo da Família Müller. As homenagens prosseguiram com ações na Rota de Lazer na Rua XV de Novembro.

Continua após o anúncio

No último domingo, também, foi entregue no Mausoléu da Família Müller uma obra de arte desenvolvida pelo artista plástico Luiz Bernardes. Inspirada nas pesquisas de Fritz, o monumento é uma borboleta. O conjunto tumular é mantido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), em parceria com a Comunidade Luterana Blumenau Centro, o Instituto Histórico de Blumenau e o Rotary Club Blumenau Fritz Müller.

A tataraneta do pesquisador e comendadora da Cultura, Melita Bona, esteve entre os presentes. O artista plástico Reynaldo Pfau, que representa Fritz Müller nas celebrações dos 200 anos de nascimento do naturalista, recebeu uma homenagem da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.

Continua após o anuncio

Constam na placa colocada no jazido da família os dizeres “… um lavrador e cientista, homem raro, que conhecia o segredo de manusear as frágeis borboletas com os dedos calosos, que o machado e o enxadão jamais conseguiram inutilizar para as delicadezas do microscópio. Luiz Roberto Fontes, 2013.”

O homenageado

Continua após o anúncio

Johann Friedrich Theodor Müller nasceu na Alemanha em 31 de março, numa pequena aldeia (Windischholzhausen) da Turíngia, próximo à cidade de Erfurt. Filho mais velho de um pastor evangélico, desde cedo revelou interesse pela natureza. Imigrou em 1852 para o Brasil e residiu em Blumenau e Florianópolis. Foi o maior cientista brasileiro do século XIX e um dos mais importantes colaboradores de Charles Darwin.

O biólogo, médico e naturalista deixou uma imensa contribuição para a ciência, sendo mencionado 39 vezes no livro A Origem das Espécies de Darwin. Além das importantes pesquisas nas áreas da Biologia, Botânica e Zoologia, elaborou lindos poemas para a alfabetização das filhas.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 05/04/2022 16:26 – 1 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais