- PUBLICIDADE GOOGLE-

Conscientização sobre o autismo é tema de atividades nas escolas


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

Melhorar a inclusão de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é o objetivo do dia Mundial de Conscientização do Autismo que é lembrado neste sábado (2). Nesta semana, para mostrar aos alunos a importância da data, a Secretaria Municipal de Educação vem realizando algumas atividades nas escolas.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial, Úrsula Silveira Borges, os professores estão realizando atividades desde a última semana, como a construção de murais e folders. “Além disso, foram feitas também palestras e rodas de conversas entre alunos, professores, pais e familiares para mostrar a importância da conscientização de pessoas autistas no ambiente escolar”, ressaltou.

Continua após o anuncio

Atendimento Educacional Especializado

Conforme Úrsula, essa conscientização já era realizada antes nas salas de Atendimento Educacional Especializada (AEE). São 26 salas que os professores buscavam levar informações aos colegas, para sempre melhorar e deixar o ambiente de aprendizado confortável as pessoas autistas.

Continua após o anúncio

“Porém, depois que começou a ser definida a data para conscientizar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), começamos a publicar e mostrar para a sociedade esses trabalhos que eram realizados apenas de forma interna nas unidades de ensino escolar”, ponderou.

Autistas nas unidades escolares

Com base nos dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Educação Anísio Teixeira (Inep), a porcentagem de crianças com espectro autista matriculados nas escolas é em torno de 37,27%. Segundo a coordenadora, em Criciúma a média de estudantes com autismo matriculados nas unidades de ensino é de 250 alunos.

“Nossa sociedade já passou por diversas mudanças. Portanto, veio a oportunidade e a obrigatoriedade deles estarem matriculados nas unidades de ensino. Como resultado, podem estar socializando e convivendo com crianças sem deficiência que possuem as mesmas oportunidades”, completou.

Já para o Secretário de Educação, Miri Dagostim, estudar e trazer informações para desenvolver melhor o ambiente educacional aos alunos autistas nas escolas é o foco nessa data. “Principalmente, organizar uma rotina e desenvolver o ambiente para que esses alunos consigam se sentir acolhidos como ficam em suas casas”, enalteceu.

Lei n.8.078

Foi sancionada no início do mês de março uma lei que institui a semana da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), no calendário oficial de datas comemorativas de Criciúma. Trata-se da lei n.0.078, de autoria dos vereadores Manoel Rozeng, Roseli De Lucca, Daniel Antunes, Giovana Mondardo, Paulo Ferrarezi, Juarez de Jesus e Obadias Benones.

“A lei é importante para o desenvolvimento de ações de informação e orientação para as pessoas terem mais conhecimento sobre o assunto. Desse modo, tende a diminuir o preconceito, pois atrapalha o desenvolvimento da pessoa diagnosticada com esse transtorno”, estabeleceu o vereador, Manoel Rozeng.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais