Alunos de Centro de Educação Infantil fazem releitura de obras de artista plástica japonesa


Os estudantes do Jardim I do Centro de Educação Infantil (CEI) Prefeito Eduardo Dadinho Canziani, no bairro Cidade Nova tiveram uma experiência diferente na unidade, durante a aula de desenho. Ao escutarem dos alunos que não sabiam desenhar, mas sabiam fazer bolinhas ou círculos, a professora Simara Capistrano e a agente Geysiane Anacleto, apresentaram para a turma duas imagens da artista plástica japonesa Yayoi Kasuma, que é conhecida por suas obras marcantes de bolas infinitas.

A partir daí, a turma foi dividida em dois grupos para fazer bolinhas grandes e pequenas. Na sequência, com guache, lápis de cor e giz de cera, as crianças pintaram os círculos tentando manter a limitação dos espaços. No segundo momento, os alunos tiveram autonomia para percorrer a sala e colocar os desenhos de diversas cores em um painel montado no espaço e, por fim, os círculos menores foram colados no avental dos estudantes, que ajudaram a compor a obra.

“O momento de maior descontração foi o de registrar a criança participante do processo, se sentindo parte da obra. Foram muitas emoções na hora da sessão de fotos. Os alunos se divertiram bastante”, relembra a professora Simara Capistrano.

Com essa experiência, os alunos puderam se expressar corporalmente por meio de possibilidades artísticas, brincadeiras e movimentos, além de vivenciar diversas formas de artes visuais como expressão pessoal e coletiva.  

Comente com o Facebook