- PUBLICIDADE GOOGLE-

Pesquisa avalia emissão de gases de efeito estufa no plantio de hortaliças


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A Epagri/Ciram vem desenvolvendo pesquisas para avaliar a contribuição do Sistema Plantio Direto em Hortaliças (SPDH) para a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE) em comparação ao sistema convencional e assim propor um indicador ambiental relacionando com os atributos físicos, químicos e biológicos do solo.

Continua após o anúncio

Esse estudo, além da utilização de câmaras específicas para coleta de gases, conta com a instalação de uma estação agrometeorológica de monitoramento ambiental no município de Angelina. Esta estação fornece informações de precipitações pluviométricas, temperatura e umidade relativa do ar a 1,5 metros de altura, e conta com sensores de temperatura do solo nos tratamentos em profundidades de 5, 10 e 15cm, assim como da temperatura da relva.

Segundo o coordenador do projeto, pesquisador Denilson Dortzbach, já foram coletados os gases de efeito estufa da última safra da cultura da cebola em experimento localizado na Estação Experimental da Epagri em Ituporanga. “Agora estão sendo finalizadas as coletas de GEE para a cultura da couve-flor, no município de Angelina”, diz.

Continua após o anuncio

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Ele explica que o monitoramento do crescimento e desenvolvimento fenológico da couve-flor está sendo feito por meio de imagens digitais com a utilização de câmeras de lapso de tempo que fotografam de hora em hora as plantas. Essas imagens são armazenadas em chip de memória e retiradas por ocasião das visitas de avaliação do monitoramento.

Continua após o anúncio

Denilson ressalta que essa unidade de pesquisa é uma das mais completas para estudos no âmbito de emissão de GEE em Santa Catarina e deverá propiciar dados inéditos de pesquisa, com dados preliminares já no ano de 2022. 

Mais informações para a imprensa:
Gisele Dias
Assessoria de imprensa 
Epagri
Fone: (48) 3665-5147 / 99989-2992
E-mail: [email protected]
Site: www.epagri.sc.gov.br

%MCEPASTEBIN%
Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS