- PUBLICIDADE GOOGLE-

Hospital Ruth Cardoso promove campanha de incentivo ao diagnóstico precoce de câncer de mama


Conscientizar as pessoas sobre a importância do exame de detecção precoce de alterações nas mamas, é objetivo do Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 05 de fevereiro. Em razão da data, o Hospital Municipal Ruth Cardoso de Balneário Camboriú promove a campanha “Cuidando de quem cuida de mim”, que ocorre durante os meses de fevereiro e março.

Continua após o anúncio

A campanha consiste em incentivar as colaboradoras do hospital com mais de 40 anos e com histórico familiar de câncer de mama, a realizar os exames de ultrassom mamária. Com o atendimento médico, as mulheres recebem orientação e esclarecimento de dúvidas e, dependendo do diagnóstico, são encaminhadas para a mamografia.

Sobre o câncer de mama

Continua após o anuncio

O câncer de mama é uma doença decorrente da multiplicação acelerada de células da mama, que ocasiona a formação de um tumor. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. No Brasil, ele é a principal causa de morte por câncer em mulheres.

A mamografia é o exame necessário para o detectar precocemente o câncer de mama. É uma radiografia específica que identifica nódulos, calcificações nas mamas e tumores que podem ser malignos ou benignos. O Ministério da Saúde indica que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame a cada dois anos.

Continua após o anúncio

Como fazer o autoexame das mamas

Uma das formas de prevenção ao câncer de mama, é o autoexame. Este é apenas a primeira precaução, sendo sempre necessário a avaliação de um médico também.

– Posicione-se em frente ao espelho;
– Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
– Coloque as mãos atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
– Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção;
– Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
– Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
– Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
– Sinta a mama;
– Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
– Repita os movimentos na outra mama;
– Apalpe as axilas.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro ou o Núcleo de Atenção à Mulher de Balneário Camboriú, localizado na Rua México, s/n – Bairro das Nações.
___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Isabela Benincasa Monico
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

             www.instagram.com/prefeituradebc            

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais