- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de BC garante cuidados bucais para pacientes na UTI-COVID


A Prefeitura de Balneário Camboriú, através do Centro Odontológico Especializado (COE), continua garantindo os cuidados odontológicos preventivos e curativos aos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19 (CMATC). Cuidar da higiene oral de uma pessoa que está na UTI é fundamental para evitar complicações ao longo da internação.

Continua após o anúncio

A diretora de Saúde Bucal, Dra. Priscilla Teixeira, explicou que o atendimento iniciou nos primeiros meses da pandemia, em março de 2020. “A higiene bucal é de vital importância para a saúde e auxilia em todo tratamento durante o período de internação. Mesmo sem muitas informações sobre Covid-19 na época, começamos a atender os pacientes internados com a doença, principalmente para auxiliar a equipe multidisciplinar na prevenção de pneumonia aspirativa”.

Para isso, foram elaborados e executados protocolos próprios de biossegurança e treinamentos em equipe, estabelecendo procedimentos e rotinas de atendimentos aos pacientes de UTI e ambulatórios. São duas frentes: prevenção de infecções originárias da boca e/ou intervenções de urgências. “Pacientes intubados podem desenvolver complicações originadas da cavidade oral, um exemplo é a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM), quando patógenos próprios da boca são transportados até o pulmão, prolongando a internação em aproximadamente 12 dias”, informa a diretora Priscila.

Continua após o anuncio

Ainda segundo a doutora, a boca é um meio de contaminação que devemos cuidar e que pode levar a doenças mais complicadas. Lesões na boca podem ser a ‘porta’ de entrada de bactérias na corrente sanguínea com risco de endocardite (infecção na membrana do coração) e até sepse (infecção generalizada).

Os dentistas ainda rastreiam condições prévias ou decorrentes da intubação, como por exemplo, um dente amolecido que precisa ser extraído, já que existe a possibilidade de o paciente inspirá-lo para o pulmão.

Continua após o anúncio

Atendimentos no Centro Odontológico Especializado

A agenda para atendimento com o clínico-geral no COE já está liberada. Para marcar uma consulta, é preciso ir presencialmente a unidade nas sextas-feiras, das 7h às 19h. Os atendimentos de pacientes na fila de espera para as especialidades de periodontia, odontopediatria, cirurgias e endodontia já começaram também.

O CEO atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Rua Ceará, esquina com a Rua Pernambuco, no Bairro dos Estados. Os telefones para contato são (47) 3261-6244 (adulto) e (47) 3261-6291 (pediatria).

__________________

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Maria Eduarda Macedo
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

         www.instagram.com/prefeituradebc              

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais