- PUBLICIDADE GOOGLE-

Gente Catarina: SDE realiza capacitação e visita cidades catarinenses


WhatsApp Image 2022 02 02 at 13.38.26 

Continua após o anúncio

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio das diretorias de Empreendedorismo e Competitividade (DIEC), Emprego e Renda (DIER) e Desenvolvimento Territorial (DTT), atua em ações para fortalecer 61 municípios com menor IDH no estado. Na última semana, o foco foi a capacitação de novos bolsistas que integram ao programa estadual e a visita a Lages, na Serra, para levantamento de ações e demandas que contribuam para o desenvolvimento econômico da região, premissa do Programa do Governo do Estado, Gente Catarina

A Diretoria de Desenvolvimento Territorial (DTT) iniciou a capacitação de novos bolsistas da SDE, provenientes de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O objetivo é direcionar os profissionais para a implementação do Projeto Agenda de Desenvolvimento Territorial, que faz parte do Plano Base do Gente Catarina e inserir os municípios em uma dimensão territorial no planejamento governamental e consolidar um Sistema Nacional de Planejamento. 

Continua após o anuncio

“Os Bolsistas vão iniciar trabalhos no nível gerencial, ou seja, monitorando indicadores, dados e informações e gerenciando a área operacional dos projetos do plano base. Estão sob responsabilidade da SDE, o Mapeamento de Vocações e Agenda de Desenvolvimento Territorial”, explica o Diretor da DTT, Thobias Leoncio Rotta Furlanetti.

Políticas públicas

Continua após o anúncio

Além disso, a comitiva da DIEC, esteve em Lages, na Serra catarinense, para levantar demandas do municípios e alinhar futuras políticas públicas. “Estivemos no Banco da Família, instituição parceira do Estado por meio de empréstimos do Juro Zero. A reunião foi importante para conhecer programas e projetos que o banco oferta e que podem auxiliar no desenvolvimento do Programa Gente Catarina”, explica a gerente de Empreendedorismo Individual e Micro e Pequenas Empresas, Aline Cristine Ghisi. 

A comitiva foi formada pelo diretor de Empreendedorismo e Competitividade, Carlos Alberto Arns Filho, a gerente de Empreendedorismo Individual e Micro e Pequenas Empresas, Aline Cristine Ghisi, e a gerente de Energia e Sustentabilidade, Helena Cristina Moreira Zanella. 

WhatsApp Image 2022 02 02 at 13.41.06 1 Visita ao Banco da Família, em Lages – Foto: Ascom/SDE

Emprego

Outra vertente do programa Gente Catarina é a promoção do emprego, ação esta, coordenada pela diretoria de Emprego e Renda da SDE que atua na promoção e ampliação das ofertas de emprego nas cidades, por meio do Sine, e ações como feirões do emprego, colhimento de informações do mercado de trabalho para vocacionar a economia local, estudos e necessidades de cursos de qualificação profissional, fomento da economia solidária e do artesanato.

O que é o programa Gente Catarina

O Governo do Estado lançou, em setembro, o programa Gente Catarina, que consiste na atuação integrada de diversos órgãos estaduais, para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores. As ações serão focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte prematura. 

Mais informações para a imprensa:
Texto: jornalista Pablo Mingoti 
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: [email protected]
Site: www.sde.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais