16.3 C
Balneário Camboriú
InícioBalneário CamboriúSe Liga na Rede lacra ligações irregulares em dois imóveis na Rua...

Se Liga na Rede lacra ligações irregulares em dois imóveis na Rua Pedro Pinto Correa


A equipe do Programa Se Liga na Rede, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, flagrou dois imóveis domiciliares localizados na Rua Pedro Pinto Corrêa, no Bairro da Barra, despejando esgoto no Canal que passa nos fundos das casas. A fiscalização de rotina no bairro ocorreu na tarde desta quarta-feira (02), com auxílio do teste de corante.

Em um dos imóveis, todo o esgoto da casa estava com as ligações irregulares e caindo no ribeirão que passa nos fundos das casas. “Neste caso, como a canalização que caía no canal estava quebrada, o lacre foi feito na saída de água no hidrômetro e aplicado auto de infração com multa de 10 UFM e cinco dias para regularizar a situação”, explica a fiscal Sanitarista Beatriz Nunes.

Já o segundo imóvel na mesma rua, estava com a conexão da pia do banheiro, o chuveiro e a máquina de lavar em uma tubulação que caía no ribeirão. Foi feito o lacre da ligação irregular na própria canalização e também emitido auto de infração com multa de 10 UFM e cinco dias para regularizar.

Em 2021, a Emasa implantou uma rede coletora suspensa nos fundos das casas da Rua Pedro Pinto Corrêa, justamente para solucionar o problema de esgoto irregular que caía no Canal. Foram cerca de 250m de rede para atender 26 unidades autônomas. “Essa rede foi para resolver uma demanda antiga da população, pois poluía o Ribeirão Pedro Pinto Corrêa. Fizemos a rede suspensa para atender as casas que dão fundos para esse canal e desde o dia 15 de abril do ano passado, foram entregues as notificações orientando sobre as ligações e passados todos esses meses, ainda encontramos imóveis que não fizeram a conexão”, ressalta o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, lembrando que o cuidado com o meio ambiente, e a despoluição das águas não depende apenas do poder público, mas também da conscientização e apoio de toda sociedade.

Sobre o programa

O Programa Se Liga na Rede verifica a situação das ligações hidrossanitárias em toda a cidade, através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto. Desde 2017, as fiscalizações foram intensificadas e em 2018, a Emasa começou a lacrar as ligações irregulares de esgoto, principalmente na região da Bacia do Marambaia, sendo uma das ações para a revitalização do Rio.

Desde a sua criação até dezembro de 2021, o programa realizou mais de 76 mil vistorias e mais de 100 lacres em diferentes imóveis, totalizando cerca de 500 unidades consumidoras, referentes ao lançamento irregular de esgoto sanitário ao meio ambiente. Atualmente, cerca de 6 mil imóveis (18,56%), estão com alguma irregularidade e prazo para se adequarem. A maior incidência é nos bairros das Nações e Centro.

Os moradores que precisarem verificar as ligações dos seus imóveis ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. Dúvidas e informações pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA – Whatsapp: (47) 3261-0000; Protocolo eletrônico: emasa.1doc.com.br/atendimento ou e-mail: [email protected]


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação Emasa

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!