Aberto o edital de credenciamento para oficineiros do Programa Arte nos Bairros


Está aberto o edital de credenciamento para oficineiros do Programa Arte nos Bairros da Fundação Cultural de Itajaí. Os interessados podem se inscrever, de forma on-line, até as 18h do dia 24 de fevereiro, pelo Sistema Prosas. Os aprovados ministrarão oficinas artísticas gratuitas em polos distribuídos pela cidade ao longo deste ano.

Os candidatos terão que apresentar propostas adaptáveis para espaços diversos e alternativos, bem como comprovar conhecimento e experiência na respectiva modalidade. As oficinas do Arte nos Bairros contemplam atividades de prática artística, nas seguintes modalidades: artes visuais; audiovisual; cultura popular; dança; expressões artísticas e culturais afro-brasileiras; literatura; música e corais; patinação artística; e teatro e dança.

As propostas serão avaliadas pelo Conselho Deliberativo da Fundação Cultural. A comissão analisará o conteúdo, os benefícios culturais e sociais ofertados à comunidade e a capacidade técnica de operacionalização da proposta. Serão considerados critérios, como: objetivos, clareza, qualidade, viabilidade e metodologia da proposta, experiência do proponente em atividades artístico-pedagógicas, avaliação do trabalho já realizado no programa ou em programa similar em anos anteriores, e participação em projetos culturais do Município.

Os credenciados contratados conduzirão oficinas gratuitas, ministradas nos bairros de Itajaí, nos períodos matutino, vespertino e noturno, em conformidade com as demandas locais, entre os meses de março e dezembro deste ano.

“O Arte nos Bairros é referência para os artistas e para a população como um todo. Os oficineiros encontram no programa uma fonte de renda, de valorização do trabalho e atuam como multiplicadores no despertar de novas habilidades, em locais que já são referência para os alunos. A proposta tem um valor imensurável tanto do ponto de vista cultural quanto social”, ressalta Vanderlei Lazzarotti, diretor executivo da Fundação Cultural de Itajaí.

Sobre o Arte nos Bairros

Reativado em 2017, o programa da Fundação Cultural de Itajaí já atendeu mais de 10 mil alunos. O projeto tem como objetivo levar arte e cultura às comunidades. Em 2021, o projeto ofertou mais de 40 oficinas nas linguagens artísticas e contemplou quase três mil alunos, de todas as idades – da primeira infância à melhor idade. Ano passado, 82 professores ministraram aulas em 72 polos distribuídos por 27 bairros da cidade.

___________________________
Informações adicionais:
Fundação Cultural
(47) 3349-1214 

Comente com o Facebook