LIGAÇÃO DOS IMÓVEIS À REDE COLETORA

ligacao-dos-imoveis-a-rede-coletora

A ligação de imóveis às redes coletoras de esgoto já existentes é uma obrigação dos moradores. O despejo irregular de esgoto no meio ambiente polui a natureza, degrada a localidade, traz várias doenças e dissemina odores que afastam qualquer tipo de desenvolvimento local. Em Itapema, cerca de 90% da cidade já conta com rede de esgoto disponível para a ligação dos imóveis.

FOSSA SÉPTICA

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Nos locais onde a rede coletora ainda não está disponível, os imóveis precisam contar com fossa séptica para a realização do tratamento inicial do esgoto doméstico. As fossas evitam o lançamento dos dejetos humanos diretamente nos rios, lagos ou na superfície do solo. E ainda preservam os lençóis freáticos, evitam a procriação de insetos, odores e proliferação de doenças.

USO CONSCIENTE DA REDE DE ESGOTO

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

As principais causas para obstrução na rede coletora estão relacionadas ao despejo indevido de resíduos sólidos (lixo) na tubulação de esgoto, além de óleo e graxas. O acúmulo destes materiais na rede é o que gera transbordamentos em vias públicas, causando transtornos à população e danos ao meio ambiente. A rede de esgoto também não pode estar interligada à rede de drenagem da água da chuva, o que também é causa de transbordamento do esgoto para dentro do imóvel ou para as ruas.

FIQUE ATENTO

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

É preciso prestar atenção para não despejar lixo em local indevido e para realizar a interligação do imóvel de forma adequada ao sistema de esgotamento disponível na rua. Manter limpa a caixa de gordura é igualmente importante para que a retenção de óleos, gorduras e restos de comida proteja a rede de esgoto. Além de contribuir com a despoluição do meio ambiente, dando um destino correto para os efluentes, o uso consciente da rede coletora de esgoto evita possíveis contaminações e garante mais saúde para toda a população.

The post LIGAÇÃO DOS IMÓVEIS À REDE COLETORA appeared first on Folha do Estado SC.

Comente com o Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui