ESGOTO NÃO É LIXEIRA

esgoto-nao-e-lixeira

A coleta de esgoto e o encaminhamento do efluente para a Estação de Tratamento é fundamental para a qualidade de vida, saúde pública e proteção ao meio ambiente. Mas para que o sistema funcione corretamente é essencial que a população entenda que não se pode jogar no esgoto materiais que irão danificar o processo de tratamento. Lixo deve ser jogado no lixo como fraudas, absorventes, cotonetes, cabelos, preservativos, fio dental, bituca de cigarro, óleo de cozinha, entre tantos outros materiais que irão obstruir a tubulação e trazer danos para as pessoas e para o ambiente.

ÁGUA DA CHUVA NÃO É ESGOTO

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A prática de direcionar a água da chuva para a rede coletora sobrecarrega o sistema e colabora para o refluxo do esgoto em vias públicas e em estabelecimentos residenciais ou comerciais, além de danificar o sistema de coleta e transporte de esgoto para a Estação de Tratamento. A água da chuva deve ser direcionada às redes públicas de drenagem e nunca na rede de esgotamento sanitário.

ÁGUA E ÓLEO NÃO SE MISTURAM

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Já ouviu falar que água e óleo não se misturam? As substâncias oleosas estão entre as principais vilãs dos sistemas de esgoto, fixando-se nos encanamentos e causando obstrução na passagem do efluente. O descarte de óleo deve ser feito em garrafas PET e encaminhado para reciclagem. Uma dica é transformar óleo em sabão para uso na limpeza e lavagem de roupas.

CAIXA DE GORDURA É ESSENCIAL

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

É muito importante ter instalado uma caixa de gordura para a pia da cozinha porque irá auxiliar na retenção dos resíduos gordurosos. A limpeza deve acontecer a cada seis meses para garantir o funcionamento correto do equipamento.

The post ESGOTO NÃO É LIXEIRA appeared first on Folha do Estado SC.

Comente com o Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui