- PUBLICIDADE GOOGLE-

Selecionados para o 14º Festfolk são divulgados


A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais  (SMC) e o  Instituto de Artes Integradas de Blumenau ( Inarti) realizaram na terça-feira, dia 25, a seleção dos grupos inscritos para o 14º. Festfolk – Festival de Danças Folclóricas de Blumenau, que será realizado na Vila Germânica, entre os dias 21 e 24 de abril.

Continua após o anúncio

A plataforma disponibilizada pelo instituto para as inscrições foi acessada por 276 grupos de todo o país, sendo que 19 cumpriram todos os critérios determinados pela organização para participar das mostras oficial e paralela, representando 3 regiões brasileiras e 8 etnias: brasileira, afro-brasileira, alemã, italiana, polonesa, árabe, argentina e russa.

A comissão de seleção foi formada pela presidente do Inarti, Maria Teresinha Heimann; pelo secretário da SMC, Rodrigo Ramos; pela professora  e historiadora Sueli Petry; pelo produtor cultural, Nelson Julio; e pelo designer gráfico, Giba Santos, que participam do Festfolk desde suas primeiras edições.

Continua após o anuncio

Para a mostra oficial, na Vila Germânica, foram escolhidos os seguintes grupos:  Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialyel Bialy, de Criciúma (SC); Cia. Clube de Dança, de Passo Fundo (RS); Grupo Folclórico Teutônia, Blumenau (SC); APAB – Associação Parafolclorica Angelina Blahobrazoff, de Balneário Piçarras (SC); Grupo de Danças Gaúchas e Invernada Artística Rancho de Taura, de Blumenau (SC); Grupo de Dança Folcpopular, de Bezerros (PE); Grupo Folclórico Italiano Valsugana, de Criciúma (SC); Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás, Belo Horizonte (MG); MOA – Movimento Artístico Patrícia Dalchau, Joinville (SC); Original Blumenauer Schuhplatter, de Blumenau (SC); Eintrachtvolkstanzgruppe, Blumenau (SC); Mestre TigreMuzenza e os Gungas, de Blumenau (SC), Blumenauer Volkstanzgruppe, de Blumenau (SC); Grupo de Dança Italiana Stella Alpina, de Indaial (SC) e “CHLOPI” – Polski Zespól Folklorystyczny, de Indaial (SC).

A organização do Festfolk divulgará em breve uma relação de grupos que se apresentarão em espaços alternativos. O secretário da SMC , Rodrigo Ramos, explica que havia uma previsão de  trazer novamente o festival. “ Tradicionalmente ele ocorria no meio do ano, mas em função dos prazos de captação junto a Secretaria Nacional de Cultura, a data foi remodelada. De toda sorte, ver a procura dos grupos de manifestação e projeção procurando pelo evento, coloca a cidade novamente no centro da produção da dança folclórica brasileira”, afirma. 

Continua após o anúncio

Além das apresentações estão previstas ainda uma mostra paralela, oficinas, feira de artesanato e produtos regionais. “Por conta da movimentação do feriado de Páscoa e Tiradentes, na mesma semana,a expectativa é que blumenauenses e visitantes participem  desse momento da produção folclórica brasileira. A comissão está acompanhando a situação da Pandemia e trabalha com vários cenários. Esperamos que os casos de contaminação reduzam até o mês de abril para que possamos realizar o evento com segurança”, finaliza o secretário Rodrigo.

O Festfolk é uma promoção do Inarti e da Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais. O evento conta com o apoio institucional do Centro Cultural 25 de Julho, Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Vale do Itajaí, Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. O patrocínio é Texneo, Giassi, Huvispan, Farbe, Texpa, Segalas e Kredilig.  O evento é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, do Governo Federal.

postada em 26/01/2022 16:27 – 26 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais