Blitz Sanear lacra 14 tubulações de esgoto clandestino na Tapera


A Blitz Sanear, força-tarefa contra esgoto irregular da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, fiscalizou, ao longo da última semana, imóveis em seis bairros da capital, com mais de uma dezena de lacres de ligações clandestinas na Tapera e em Ratones, além de multas e intimações no Sambaqui. Outros bairros que receberam operações da Blitz foram Agronômica, Saco dos Limões e Canasvieiras. 

Na Tapera, no Sul da Ilha, o grupo lacrou ao todo 14 tubulações que despejavam esgoto diretamente no mangue, após solicitação do Ministério Público Federal. Os lacres foram realizados em um terreno com várias casas na Rua Alexandre Virgilino Lopes e em outra casa em uma servidão próxima. Outros imóveis na Rua José Olímpio da Silva apresentavam irregularidades mais simples e receberam orientação sobre como fazer a regularização.

Atendendo a denúncias de esgoto irregular, a Blitz Sanear verificou em Ratones, no Norte da Ilha, tubulações aparentes na rede de drenagem pluvial na Est. Intendente Antônio Damasco, solicitando à Intendência o lacre das ligações. Outra denúncia foi confirmada em um condomínio na Rua Ilha dos Tucanos; a força-tarefa voltará ao local para fazer um pente-fino em suas ligações sanitárias.

Em outra operação da última semana, a Floram multou por crime ambiental uma casa na Rua Rafael da Rocha Pires, em Sambaqui, que lançava esgoto diretamente na rede pluvial. Este imóvel e outros dois, localizados na mesma rua do bairro do Norte da Ilha, receberam intimação da Vigilância Sanitária (VISA) para regularizar os seus sistemas de tratamento. 

Com ações diárias de segunda a quinta-feira, a Blitz Sanear – formada por fiscais e técnicos da Floram, VISA, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA/PMF), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – também constatou irregularidades em imóveis de Canasvieiras e do Saco dos Limões, com os responsáveis recebendo prazo de 30 dias para regularização. 

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 500 operações desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.

As operações da força-tarefa programadas para esta semana serão nos bairros Barra da Lagoa, Canasvieiras, Campeche e Córrego Grande.


Comente com o Facebook