Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana faz balanço das ações realizadas no ano de 2021


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Governo Municipal de Criciúma concluiu em dezembro, as obras de drenagens, limpezas de bueiros e desassoreamentos dos rios previstos para o ano de 2021. A ação visa amenizar os impactos causados pelas fortes chuvas que tem castigado os bairros do município. “O problema das cheias urbanas constitui um dos principais desafios da nossa gestão. Por essa razão, estamos trabalhando efetivamente para diminuir os efeitos das cheias nos bairros”, explica o prefeito Clésio Salvaro.

Manutenção do sistema de drenagem pluvial, desobstrução e limpeza de bocas- de-lobo, coleta de lixos/entulhos e implantação de macrodrenagem na bacia do Rio Criciúma foram algumas das ações realizadas durante o ano.

De acordo com o secretário da pasta, Tita Beloli, é dever das autoridades garantir o bem-estar de todo cidadão, além de assegurar os efeitos devastadores sobre o bem público e privado. “Vários rios onde ocorrem enchentes, e posteriormente alagamentos, foram alvos de ações do governo, com obras de desassoreamento e limpeza das grelhas, facilitando a passagem das águas.  Só esse ano, foram desassoreados 30 quilômetros de rios e córregos, o que já diminui e muito os danos mais graves”, ressaltou.

Conforme os contratos firmados pelo município de Criciúma no ano de 2021, os investimentos foram de mais de R$ 12 milhões de reais, utilizados na melhoria de infraestrutura de drenagem urbana, manutenção do sistema de drenagem e implantação de macrodrenagem. As limpezas dos rios possuem licença ambiental da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma para serem realizadas.

A limpeza dos rios foi feita nos bairros:

Argentina, Universitário, Renascer, Liberdade, Mina do Mato, Quarta Linha, Vila Rica, Linha Batista, 1ª Linha, Poço Um, Bosque do Repouso, Pinheirinho, Verdinho, Mina do Toco, Rio Maina, Laranjinha, São Sebastião, Santo Antônio, São Defende, Linha Anta e Próspera.

Foram desassoreados ou limpos:

Rio Linha Anta, Rio Sangão, Rio Maina, Rio Cedro e Rio Criciúma.

Comente com o Facebook