- PUBLICIDADE GOOGLE-

Reunião destaca avanços das práticas integrativas e complementares


A coordenação do Observatório Catarinense das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (OC-PICS) realizou na tarde desta quinta-feira (16), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, reunião de avaliação das atividades do período de 2019 a 2021. As PICs em tratamentos considerados alternativos, como homeopatia, naturologia, plantas medicinais e acupuntura, oferecidos à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua após o anúncio

Diversos países disponibilizam PICs no sistema de saúde privado ou público. Foi a partir dessa perspectiva que a Assembleia aprovou a Lei 17.706/2019, que regulamenta as PICs no estado e impulsiona o que já estava previsto em nível federal. O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) é autor do projeto que resultou na lei e atua como coordenador do Fórum das Práticas Integrativas e Complementares do Legislativo, além de participar da articulação do observatório catarinense.

O deputado destaca a importante participação da Udesc e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no protagonismo visando à criação do observatório. “Nós conseguimos avançar muito na capacitação e formação de agentes que desenvolvem os atendimentos nos municípios. Acreditamos de que nós vamos avançar muito mais nos próximos anos”, enfatiza o deputado.

Continua após o anuncio

Pesquisador, assistente e representante da UFFS, Elvis Giacomin enfatizou que as práticas integrativas cobrem um campo significativo. “De modo geral é uma abordagem que resgata a saúde integral no SUS. Permite tratar doenças crônicas, amenizar a dor alheia, que normalmente a medicação não dá conta”.

Conforme Giacomin, em vários municípios onde havia apenas uma terapia instalada, hoje já teria mais de cinco. “Em muitos municípios ocorrem mais de mil consultas mensais”.

Continua após o anúncio

A coordenadora do Observatório Catarinense das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Kiciosan Galli, destacou a grande quantidade de capacitações das PICs em várias cidades do estado. “Todo esse programa do observatório é estadual e foi dividido em polos. Temos as capacitações em cidades-polo onde os municípios próximos participam”, informa.

A coordenadora enaltece a importância da prática do reiki. “Temos vários profissionais do SUS capacitados com reiki, que é uma técnica que usa tecnologia leve com eficácia, principalmente para diminuição da ansiedade, depressão e melhora a saúde mental dos usuários do SUS”.

Ela informa que o Programa Observatório Catarinense de PICs possui parcerias com a secretaria de estado da saúde, UFSC, rede PICs, rede Brasil de PICs, entre outros. “A gente está cada vez mais fortalecendo esse movimento das práticas integrativas e complementares dentro do Sistema Único de Saúde e as próximas etapas preveem fazer essa articulação do saber popular com saber científico”, explica.

Kiciosan informa que há várias pessoas fora do SUS trabalhando com PICs. “Segundo a política nacional de plantas medicinais do Ministério da Saúde, esse saber precisa ser reconhecido. Precisamos ter essa interlocução do conhecimento científico com o popular. O grande ganho nesse curto período foram as parcerias que conseguimos fazer para mostrar para a sociedade que trata-se de um trabalho sério”.   

ObservatóriocCatarinense
O objetivo do OC-PICS é mapear municípios que já disponibilizam as terapias na rede de atenção básica e garantir a capacitação dos profissionais que trabalham no atendimento dos pacientes. Já reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com linhas de pesquisa em diversas instituições desde a década de 90, as PICS estão presentes em todo mundo e ganham cada vez mais espaço no Brasil.

O tratamento é concebido de maneira integral, considerando a saúde mental, física e emocional das pessoas. Em resumo, o foco das PICS não é a doença, mas a promoção da saúde.

De acordo com o deputado Padre Pedro, estudos mostram os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. “Pesquisas científicas atestaram, por exemplo, a eficácia da planta Espinheira Santa na prevenção e tratamento de doenças do estômago. Os resultados alcançados na atenção básica mostram benefícios para pacientes e para a gestão da saúde, com redução do volume de consultas, exames e procedimentos hospitalares”.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais