16.7 C
Balneário Camboriú
InícioBalneário CamboriúBC possui Centros Especializados na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis

BC possui Centros Especializados na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis


Prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) vai além da distribuição de preservativos. Em Balneário Camboriú, o Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferecem testes rápidos, tratamento adequado e apoio emocional aos pacientes infectados. Somente neste ano, o CISS – responsável pelo atendimento e assistência médica – realizou mais de 5,5 mil consultas e o CTA – que atua na prevenção de ISTs – proveu mais de 4 mil testagens para HIV.

Para realizar o teste rápido, o paciente deve comparecer presencialmente na unidade do CTA, munido de documento com foto. Primeiro, é feito o acolhimento com profissional e a coleta do exame, o resultado sai em 15 minutos. Depois, caso o diagnóstico for positivo, o paciente é encaminhado do CTA para o CISS, onde abrirá o prontuário com o psicólogo da unidade. Então, é iniciado as primeiras orientações sobre o tratamento.

“Ambos os Centros atendem moradores de Balneário Camboriú e região. Em 2021, o CISS abriu, aproximadamente, 370 novos prontuários vindos de outras cidades de Santa Catarina”, compartilha a coordenadora do CISS/CTA, Kaiane Lima. “A função do CTA é prevenir a contaminação por ISTs, incluindo o HIV. Para isso, a equipe busca informar a população, através da distribuição de materiais informativos e aconselhamentos. Hoje em dia, pode-se usar a prevenção combinada, com a junção dos preservativos e medicamentos. Também é possível que a pessoa escolha o melhor método para ela”, explica.

Atualmente, o CISS está com cerca de 4.500 pacientes ativos em tratamento. Neste ano, o CTA promoveu diversas ações de conscientização e prevenção de ISTs, entre elas a distribuição de 161 mil preservativos masculinos e 11 mil preservativos femininos.

O CISS/CTA está localizado na Rua 2.350, nº 560. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Lanume Weiss
Fotos: Celso Peixoto
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!