- PUBLICIDADE GOOGLE-

BC possui Centros Especializados na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis


Prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) vai além da distribuição de preservativos. Em Balneário Camboriú, o Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferecem testes rápidos, tratamento adequado e apoio emocional aos pacientes infectados. Somente neste ano, o CISS – responsável pelo atendimento e assistência médica – realizou mais de 5,5 mil consultas e o CTA – que atua na prevenção de ISTs – proveu mais de 4 mil testagens para HIV.

Continua após o anúncio

Para realizar o teste rápido, o paciente deve comparecer presencialmente na unidade do CTA, munido de documento com foto. Primeiro, é feito o acolhimento com profissional e a coleta do exame, o resultado sai em 15 minutos. Depois, caso o diagnóstico for positivo, o paciente é encaminhado do CTA para o CISS, onde abrirá o prontuário com o psicólogo da unidade. Então, é iniciado as primeiras orientações sobre o tratamento.

“Ambos os Centros atendem moradores de Balneário Camboriú e região. Em 2021, o CISS abriu, aproximadamente, 370 novos prontuários vindos de outras cidades de Santa Catarina”, compartilha a coordenadora do CISS/CTA, Kaiane Lima. “A função do CTA é prevenir a contaminação por ISTs, incluindo o HIV. Para isso, a equipe busca informar a população, através da distribuição de materiais informativos e aconselhamentos. Hoje em dia, pode-se usar a prevenção combinada, com a junção dos preservativos e medicamentos. Também é possível que a pessoa escolha o melhor método para ela”, explica.

Continua após o anuncio

Atualmente, o CISS está com cerca de 4.500 pacientes ativos em tratamento. Neste ano, o CTA promoveu diversas ações de conscientização e prevenção de ISTs, entre elas a distribuição de 161 mil preservativos masculinos e 11 mil preservativos femininos.

O CISS/CTA está localizado na Rua 2.350, nº 560. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Continua após o anúncio

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Lanume Weiss
Fotos: Celso Peixoto
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais