Análise de indicadores é tema de reunião da Secretaria de Saúde de Criciúma


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma se reuniram para analisar indicadores da cidade na tarde da última terça-feira (14). O encontro ocorreu no setor, no Paço Municipal Marcos Rovaris. A equipe da pasta discutiu, entre outros temas, dados preliminares sobre o programa federal Previne Brasil, além do monitoramento de pacientes com doenças crônicas.

A empresa responsável pelo sistema de acompanhamento da pasta também apresentou uma reformulação do quadro de indicadores utilizado no setor, que é atualizado diariamente. “O painel contém informações sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atendimentos médicos, de enfermeiros, dentistas, e da equipe multiprofissional”, afirmou a gerente de Inteligência e Informação em Saúde, Luara de Sousa. Segundo ela, os indicadores preliminares apontam melhorias no acompanhamento de pacientes diabéticos.

Para o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, a interpretação dos dados é uma etapa importante para melhorar os serviços oferecidos aos criciumenses. “Analisar estes números nos permite indicar pontos fortes da saúde municipal e perceber áreas em que precisamos mais atenção. Isso nos auxilia na busca de estratégias para, por exemplo, reduzir internações hospitalares, agravamento de casos de AVC’s, infartos e amputações”, explicou.

No encontro foram discutidos também números do Previne Brasil, programa federal que avalia repasses de recursos para os municípios. Entre os indicadores de destaque no último quadrimestre analisado, o município atingiu uma proporção de 63% de gestantes que realizaram exames para sífilis e HIV, além de 100% da cobertura das vacinas de poliomielite inativada e pentavalente. Além de Acélio e Luara, representantes da Vigilância em Saúde e da Diretoria de Tecnologia da Informação também estavam presentes.

Comente com o Facebook