Ecoponto de Itajaí registra aumento no descarte de eletroeletrônicos


O Ecoponto de Itajaí bateu mais um recorde no mês de novembro. Cerca de 710 quilos de pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram descartados no local. Em relação a outubro, foi registrado um aumento de 81,5% no recolhimento deste tipo de resíduo e, ao longo do ano, quase três toneladas desses materiais foram coletados no Ecoponto.

A estrutura integra o programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento em parceria com o Município de Itajaí. O espaço fica localizado em frente ao Centreventos, na Avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio.

O Ecoponto recebe eletrodomésticos e eletroeletrônicos como televisores, celulares, torradeira, micro-ondas, liquidificador, centrífuga de roupas, impressora, teclado, mouse, entre outros. O material deve ser entregue durante o atendimento presencial do Ecoponto, que é realizado de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

Descarte de resíduos gera renda para famílias itajaienses

Os materiais recicláveis descartados no Ecoponto de Itajaí são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz) e para a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale). A parceria se reverte na geração de renda para famílias de Itajaí e benefícios ao meio ambiente.

“O Ecoponto, além de contribuir com a redução dos impactos ambientais, está auxiliando no impacto social com a geração de renda para diversas famílias que trabalham na separação desses resíduos”, explica Marli Martins, presidente da Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale).

No caso dos eletroeletrônicos, é realizada uma triagem na Reciclavale. Alguns itens passam a ser reutilizados e parte deles, como pequenas peças, são comercializadas na loja multimarcas da Cooperativa, localizada na Avenida Mário Uriarte, 98, bairro Cordeiros.

O que pode ser descartado no Ecoponto de Itajaí:
Vidros
Plásticos
Metais
Papéis
Óleo de cozinha usado de residências
Pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos
Esponjas de cozinha usada
Lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros)
Pilhas e baterias

Horário de funcionamento:
24 horas, todos os dias da semana
Atendimento presencial para entrega de resíduos: segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h 

Comente com o Facebook