- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sucesso na remoção de volumosos: 2,6 mil atendimentos agendados em 2021


A Prefeitura de Florianópolis realizou 2.665 atendimentos de porta em porta entre maio e dezembro para remoção de resíduos volumosos. O serviço de coleta sob demanda é inovador, substituiu o calendário anual, e teve ampla adesão dos moradores. Foram recolhidas 352 toneladas de resíduos volumosos como móveis, eletrodomésticos, restos de construção, latas e pneus e madeiras nessa nova modalidade.

Continua após o anúncio

No total, incluindo 142 pedidos que ainda serão cumpridos até 17 de dezembro, foram realizados 2.807 agendamentos por mensagem de WhastApp.  A qualidade do serviço, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, é monitorada diretamente pelo gabinete da Smma. “O feedback é imediato e individual, é um serviço com altíssimo índice de aprovação. O contribuinte fica, aliás, surpreso pela agilidade e eficácia entre agendar, receber o serviço de remoção e avaliar o atendimento.”

Braga aponta que a capital que mais recicla, também está entre as primeiras 10 prefeituras a viabilizar a logística reversa com encaminhamento 100% adequado a eletroeletrônicos e eletrodomésticos em parceria com Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

Continua após o anuncio

 “Já encaminhávamos televisores, computadores, tabletes, notebooks e impressoras, mas não conseguíamos reinserir no ciclo de manufatura reversa aparelhos de maior porte como geladeiras, secadoras ou lavadoras de roupa. Agora tudo que liga na tomada pode ser entregue nos Ecopontos ou por agendamento para a Smma Comcap com garantia que voltará à indústria”, informa.

Morador aderiu ao sistema de agendamento

O gerente de Remoção, Rafael Raulino, informa que foi muito bem sucedida a mudança na forma de atendimento ao cidadão e às comunidades. O roteiro de lixo pesado, como era conhecido, deixou de ser anual e passou a ser agendado. A instalação de caixas estacionárias em comunidades nos finais de semana ganhou regularidade e constância. A limpeza de pontos de descarte irregulares, aponta Rafael, é que precisa avançar. “É difícil acreditar que alguém, com toda a chance de descartar volumosos de forma adequada, prefira jogar no terreno do vizinho ou em área pública”, lamenta ele.

Continua após o anúncio

De acordo com o superintendente de Gestão de Resíduos, Ulisses Bianchini, o serviço de remoção de volumosos de porta em porta será suspenso agora em 17 de dezembro e retornará em 10 de janeiro. De acordo com o gerente da Coleta de Resíduos, José Vilson de Souza, pela primeira vez, a remoção de volumosos não será interrompida durante a temporada de verão, quando as equipes dão suporte ao serviço de limpeza da orla.

Operação Verão: remoção de volumosos será mantida, pela primeira vez

Operação Verão este ano começa em 15 de dezembro, quando a coleta de resíduos domiciliares nos principais balneários passa de três para seis vezes por semana.

A Prefeitura de Florianópolis também reforçará a limpeza da orla.

A coleta seletiva se mantém nos dias marcados.

O serviço de Remoção da Smma oferecerá reforço à limpeza pública com a instalação de caixas estacionárias em pontos estratégicos dos balneários.

Nesse verão, pela primeira vez, será mantida a remoção volumosos que agora é feita por agendamento. Também será mantida a coleta seletiva de verdes.

Agendamento

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve entrar em contato pelo WhatsApp (48) 98482 8462 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança.  Também pode fazer a solicitação pelo e-mail [email protected]

Na data marcada, o resíduo volumoso deverá ser disposto na calçada. As equipes de coleta não podem acessar propriedade privada para fazer o recolhimento, informa o gerente do Departamento de Coleta, José Vilson de Souza.

Resíduos volumosos são móveis, eletrodomésticos, restos de construção (pequenas quantidades e ensacados), latas e pneus e madeiras (separar de outros materiais). Podas devem ser destinadas à coleta seletiva de verdes.

A quantidade a ser disposta para coleta deve ser informada no momento do agendamento. Será coletado até um metro cúbico por residência, mais ou menos o volume de uma caixa de água de mil litros.

galeria de imagens


Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais