Projeto Contos e Encontros encerra o ano em clima natalino


A última edição do ano do projeto Contos e Encontros “Einen Kaffee mit Freunden…” foi motivo de ótima confraternização cultural, na noite de quarta-feira, dia 1º de dezembro. Os participantes ávidos pela comunicação e histórias germânicas se reuniram na Sala Pedro Dantas, no Museu de Artes de Blumenau (MAB). Esta ação de resgate da língua alemã é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) desde 2018 e, mesmo durante a pandemia, houve continuidade de forma virtual.

O modo presencial foi retomado nos últimos três encontros com a adoção do protocolo de segurança sanitária e com limitação de pessoas. Todos podem participar da iniciativa de forma gratuita, mas as vagas são limitadas. A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller presta informações sobre esta ação pelo fone (47) 3381-6787 e no e-mail [email protected].

A organização do evento e os participantes ficaram satisfeitos com o nono encontro do projeto. “Foi mais um momento agradável em prol do idioma alemão. O grupo aproveitou cada instante dessa linda confraternização natalina regada com várias histórias conhecidas mundialmente e elaboradas por famosos escritores alemães”, destacou a gerente da biblioteca, Cristina Carvalho, coordenadora da iniciativa.

A mediadora Hanelore Sandner Campregher compartilhou a magia dos contos de Natal, entre eles o dos Irmãos Grimm. “Em contrapartida, os participantes tinham como a última tarefa do ano trazer uma lembrança ou história desta época que ficou marcada em suas vidas. Unindo os dois idiomas, as histórias apresentadas foram especiais.”

Magia e lembranças

“Weihnachten… Zeit für Geschichten, Magie und viele Erinnerungen… – Natal… Tempo de histórias, magia e muitas lembranças…” foi o tema escolhido para encerrar 2021. Nas dinâmicas preparadas para a edição, cada participantes foi convidado a retirar uma frase em alemão do Calendário de Advento e viver uma grande aventura, leve e interessante para a prática e tradução do idioma, sempre com s orientação da mediadora e apoio dos demais. “Nos quase quatro anos em que é desenvolvido, o projeto mantém sua essência e objetivo que é unir pessoas que buscam na simplicidade do convívio um espaço para praticar e desenvolver o idioma alemão através de um bate-papo agradável”, lembrou a gerente da biblioteca municipal, Cristina Carvalho. “Desejamos um Feliz Natal e abençoado 2022 para todos – Frohe Weihnachten und ein gutes neues Jahr!”, concluiu.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 02/12/2021 15:00 – 3 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook