A gincana foi promovida pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Acif. O Neim arrecadou 1.149,5 litros de óleo de cozinha saturado. Como premiação, a unidade educativa receberá um notebook e um projetor.
Mais do que o prêmio, destaca a diretora do Neim, Mara Regina Dutra Martins, o grande resultado desta ação foi o envolvimento e a união de todos, uma vez que mesmo vivenciando o distanciamento devido à pandemia, a unidade conseguiu se unir num movimento que tem como objetivo maior a conscientização e a preservação ambiental.
O Neim Dona Cota, localizado no bairro continental Abraão, possui 58 profissionais e é responsável por 177 crianças. Em maio de 2021, tornou-se um ponto voluntário de coleta do óleo e nos meses de agosto a outubro o grupo decidiu participar da gincana do ReÓleo, envolvendo-se nas propostas e brincadeiras.
Ações comunicativas foram realizadas com o objetivo de que as crianças em atendimento remoto, as famílias e toda comunidade educativa pudessem participar da proposta.
O grupo de profissionais e crianças em atendimento presencial organizaram diversas ações, dentre elas a participação em palestra, a confecção do mascote e uma votação online para a escolha do nome, Rayke. Danças, poesia, desenhos e muita arrecadação de óleo de cozinha saturado. A diretora lembra que houve a parceria de pais e do comércio local que destinou o óleo utilizado para o núcleo de educação infantil.
Conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, jamais as crianças irão esquecer de uma ação como essa tão interessante e saudável. “Foi um trabalho coletivo de muita importância para construir em nossos pequenos a ideia de preservação do planeta”.
O ReÓleo obteve um saldo de 4.542,5 litros de produto arrecadado por intermédio de 20 escolas de Florianópolis participantes. O programa busca reduzir o impacto que o descarte de óleo de cozinha provoca no sistema de esgoto.