O projeto “Animais do Mundo: Amazônia, O Berço da Vida”, desenvolvido no Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Professora Sueli Gadotti Rodrigues, nos Ingleses, busca dialogar e ensinar sobre o reconhecimento e o respeito com a biodiversidade. A iniciativa está sendo realizada com turmas de 5 e 6 anos de idade.
A proposta inicial foi realizar uma pesquisa junto com as crianças a respeito de animais que elas já conhecem e o que gostariam de aprender sobre eles, comportamentos, o que comem, o habitat em que vivem. Tudo isso utilizando o Mapa Mundi para ilustrar as descobertas.
Após, a garotada desenhou o animal que mais desejava conhecer e cada uma colocou seu trabalho sobre o mapa, de acordo com o território em que os animais são encontrados.
“A apropriação dos conhecimentos referentes ao tema é fundamental para desenvolver nas crianças um senso de responsabilidade e de valorização da vida”, esclarece a diretora da unidade, Cláudia Costa Ricardo.
A fauna e folclore catarinense
As crianças também conheceram a fauna de Santa Catarina e esse novo saber gerou muita curiosidade sobre a cultura do estado. Sendo assim, um teatro de fantoches foi criado para apresentar a história do Boi de Mamão. A brincadeira foi tão significativa para as estudantes que elas mesmas passaram a controlar os fantoches, recontando a história para os coleguinhas.
Por causa desse evento, a unidade elaborou a “Cortina do Boi de Mamão”, com a ajuda das crianças que pintaram a peça. Além disso, está em elaboração um painel cultural na entrada do núcleo de educação infantil com desenhos de pontos turísticos de Florianópolis e do principal personagem da manifestação folclórica: o boi.