- PUBLICIDADE GOOGLE-

Camila Cury visita Itajaí para conferir as boas práticas da Escola da Inteligência


Itajaí é referência no trabalho de Educação Socioemocional através da Escola da Inteligência, programa aplicado aos estudantes da Rede Municipal de Ensino desde 2017. Prova disso foi a visita, na tarde desta terça-feira (23), da escritora e palestrante Camila Cury e uma comitiva composta pelo presidente do Instituto Augusto Cury, Bruno Oliveira, a secretária adjunta de educação de Maceió (AL), Emília Caldas, e a consultora da inteligência educacional, Gisleyne Saavedra. O grupo esteve na cidade para conhecer as boas práticas na implantação da temática socioemocional.

Continua após o anúncio

A comitiva foi recepcionada na Secretaria de Educação pela responsável pela pasta, Elisete Furtado Cardoso, pelo vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, pela coordenadora da Escola da Inteligência de Itajaí, Kátia Teixeira, por supervisores do programa e alguns diretores da secretaria. Para a escritora Camila Cury, Itajaí é referência no modelo público de aplicação da Escola da Inteligência.

“Itajaí é sem dúvida um Município revolucionário na vanguarda das competências socioemocionais. Aqui nós temos um time altamente compromissado com os resultados emocionais e que não apenas deseja informar os seus alunos com o conhecimento cognitivo, mas também prepará-los para o desafio da vida. Tenho certeza de que daqui a alguns anos estaremos colhendo grandes frutos desse trabalho desenvolvido por aqui. Itajaí está deixando um legado com a habilidade socioemocional”, afirmou Camila Cury.

Continua após o anuncio

Durante o encontro, Camila também apresentou uma versão atualizada do programa da Escola da Inteligência, o Gênios, que promete vir mais moderno e com personagens inclusivos. O material foi entregue para a equipe técnica da Secretaria de Educação, que vai avaliar a transição. Itajaí foi a primeira cidade do Brasil a receber o material para análise.

“A Escola da Inteligência não é um gasto. É um investimento. Todo final de ano, quando fazemos os portfólios para avaliar o trabalho desenvolvido nas nossas unidades, nos surpreendemos com os relatos e os resultados. E Itajaí está de parabéns por ter saído na frente e, muito antes do que preconiza a Base Nacional Comum Curricular, já trabalhar com as questões socioemocionais. É um ganho para toda comunidade escolar”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Continua após o anúncio

Atualmente, a Escola da Inteligência contempla 41 escolas e 64 Centros de Educação Infantil, atendendo aproximadamente 30 mil estudantes, desde o Jardim I até o 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa tem mais de 90% de aprovação entre os alunos, pais e professores.

“Durante a pandemia, a Escola da Inteligência teve um papel ainda mais efetivo na educação socioemocional, pois conseguimos dar um suporte bastante significativo aos nossos professores, diretores e alunos”, relembra a coordenadora do programa, Kátia Teixeira.

Visita à Escola Básica Aníbal César

Após a reunião na Secretaria de Educação, a comitiva seguiu para a Escola Básica Aníbal César, a maior da Rede Municipal de Ensino. Na unidade do bairro São Vicente, todos puderam conhecer, na prática, o trabalho da Escola da Inteligência. A comitiva visitou duas turmas, de 2º e 4º anos, e pôde conversar com os alunos sobre as habilidades socioemocionais que eles estão desenvolvendo.

Ainda na escola, o grupo acompanhou algumas apresentações de música e dança desenvolvidas pelos professores da Educação Integral Guilherme Bruno, Elton Mendes e Mestre Paulinho. Eles compuseram algumas músicas especiais para a Escola da Inteligência, abordando temas e personagens dos livros, e encantaram Camila Cury, que deixou uma promessa para Itajaí:

“Vou patrocinar a gravação do CD dos professores com as músicas da Escola da Inteligência e vamos levar, para todo o Brasil, as músicas aqui produzidas. Será uma enorme satisfação ver um trabalho tão rico dando frutos pelos quatro cantos do nosso país”, finalizou a escritora.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais