Itajaí forma nova turma de agentes mirins de combate à dengue nesta sexta-feira (19)


A Secretaria de Saúde de Itajaí, através da Gerência de Controle de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (19) a segunda formatura dos novos agentes mirins de combate à dengue do município. Os 134 alunos da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, do bairro Fazenda, formaram-se no ginásio do próprio colégio durante a manhã. A ação faz parte do mês de mobilização contra a dengue e integra o projeto desenvolvido na cidade com patrocínio da Funasa.

O projeto iniciou neste ano com a capacitação de professores e alunos para serem multiplicadores dos métodos e informações de combate à dengue. “É um compromisso com a responsabilidade de cuidar da nossa saúde, da nossa comunidade e também da cidade. Incentivando este conhecimento desde cedo, os alunos podem ser atuantes e ser a diferença no combate à dengue”, afirmou Tatiana da Silva Delfino, diretora da Escola Gaspar da Costa Moraes.

Os alunos receberam os certificados de formatura e também um kit com bolsa e boné com os símbolos do projeto de combate à dengue. Os aprendizados foram desde a identificação dos focos de dengue até aulas práticas para ajudar os alunos a entender a gravidade da doença.

A aluna Camile Pinheiro gostou da oportunidade. “Foi uma experiência muito legal. Ajudou a entender desde cedo a importância de aprender como podemos colaborar na combate à dengue”, salientou a aluna da escola Gaspar da Costa Moraes.

O projeto dos Agentes Mirins de Combate à Dengue faz parte de uma série de ações de mobilização que ocorrem na cidade este mês. A iniciativa é um chamado à população para que participate diretamente do combate à dengue, principalmente pelo aumento das temperaturas e a grande quantidade de dias chuvosos.

Confira a programação do mês de mobilização contra a dengue:

23/11 – Ação educativa com a população na Unidade Básica Rio Bonito (Av. Nilson Edson dos Santos), das 8h30 às 16h30.

24/11 – Stand de informações para população no supermercado Bistek, do bairro Fazenda, executado pelos agentes de endemias.

25/11 – Ação de orientações de combate ao mosquito em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, executado pelos agentes de
endemias.

26/11 – Evento em alusão ao Dia D da Dengue, no CEI Padre Jacó (Rua Antonio Carlos Pereira Leão nº 500), no bairro São Vicente, das 8h30 às 16h30. 

Comente com o Facebook