- PUBLICIDADE GOOGLE-

Defesa Civil prepara exposição para recordar os 13 anos da catástrofe de 2008


A tragédia que assolou Blumenau e o Vale do Itajaí no ano de 2008 completa 13 anos na próxima segunda-feira, dia 22 de novembro. Uma data marcante, que traz muitas lembranças, principalmente para quem de alguma forma foi atingido pelo maior fenômeno natural já registrado na história do município. E para recordar a data, a Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) preparou para a próxima segunda-feira, dia 22, na Rua Prof. José Ferreira da Silva, uma exposição de imagens e materiais alusivos ao evento climático,

Continua após o anúncio

Segundo o mote ostentado há bastante tempo pela Defesa Civil, o lema é: “Lembrar o passado para prevenir o futuro”. “A catástrofe de 2008 foi uma tragédia imensurável para a região, pois não se resumiu apenas a inundações, mas sim a um elevado número de deslizamentos de terra, que acabou atingindo o município quase por inteiro, deixando vários bairros e comunidades ilhadas, sem energia elétrica e água potável”, ressalta o secretário da pasta, Carlos Olímpio Menestrina.

Ainda de acordo com Menestrina, a data de 22 de novembro não deve ser comemorada, mas sim respeitada, pelo o que ela representou. “Foi a partir de 2008 que mudamos nossa forma de pensar e agir no município. Instituímos um setor de geologia para acompanhamento das áreas de risco de Blumenau e posteriormente viabilizamos o departamento de meteorologia, o AlertaBlu, que monitora toda a condição climática e antevê o volume de chuva a que estamos submetidos”, salienta.

Continua após o anuncio

“As marcas e perdas de 2008 nos ensinaram e nos fizeram evoluir muito! Seja na hora de concedermos um alvará para construção, ou mesmo na hora de planejar novas obras de contenção ou de drenagem. Tudo isso hoje passa pelo crivo do setor de geologia, o que não acontecia antes da catástrofe. Quanto mais respeitarmos os limites impostos pela natureza, em áreas de risco ou regiões alagáveis, maior será a nossa capacidade de enfrentar os eventos climáticos. Somos uma cidade resiliente e 2008 teve papel muito importante nessa evolução”, reforça o prefeito Mário Hildebrandt.

Além de instituir os setores de geologia e de meteorologia após 2008, a Defesa Civil reforçou sua estrutura, ampliou a equipe técnica e introduziu no cotidiano, rotinas educativas como os programas de Defesa Civil na Escola e Agente Mirim, que preza por trabalhar a questão da prevenção com os alunos do ensino básico e fundamental.

Continua após o anúncio

Além das autoridades o evento da segunda-feira, 22, contará também com a presença do 23º Batalhão de Infantaria (BI,) Polícia Militar (PM), Guarda Municipal de Trânsito (GMT), 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) e Jeep club. 

A tragédia

A maior catástrofe natural de Blumenau em 2008, foi uma conseqüência de três meses chuvosos, que encharcaram em demasia o solo, resultando no mês novembro após uma chuva mais volumosa naquele fatídico, dia 22, os episódios em sequencia de inúmeros deslizamentos de terra, seguido depois de inundações.

Foram cerca de 2,1 mil construções danificadas ou destruídas pelos deslizamentos de terra e cerca de 25 mil pessoas tiveram que deixar as casas. Além do mais, 24 vítimas fatais foram registradas aqui em Blumenau. Como medida protetiva, 62 abrigos foram ativados pelo município para amparar as famílias desabrigadas, assim que iniciaram as ocorrências.

Serviço:

Evento: 13 anos da catástrofe de 2008
Slogan: Lembrar o passado para prevenir o futuro
Data: 22 de novembro
Horário: A partir das 8h
Local: Rua Prof. José Ferreira da Silva
Objetivo: exposição de imagens, viatura e materiais da Defesa Civil

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga 

postada em 19/11/2021 14:22 – 38 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais