Hidrogênio verde: Sargento Lima propõe nova política energética para o Estado


O deputado Sargento Lima propôs a criação da Política Estadual do Hidrogênio Verde, com o intuito de mudar a matriz energética em Santa Catarina, reduzindo a utilização de combustíveis fósseis. O ponto central do projeto de lei é usar o hidrogênio verde especialmente como fonte energética da indústria e na produção de fertilizantes agrícolas.

Hidrogênio Verde é um termo utilizado para se referir ao hidrogênio obtido a partir de fontes renováveis, num processo sem emissão de carbono. Sargento Lima quer aumentar a participação do hidrogênio verde na matriz energética de SC, contribuindo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Pela proposta do parlamentar, apresentada em projeto de lei, caberá ao poder público fazer estudos e estabelecer metas, normas e programas para aumentar a participação de hidrogênio na matriz energética do Estado. Para isso, propõe Lima, serão necessários convênios com instituições públicas e privadas para financiar os programas.

O projeto de lei foi protocolado na terça-feira e lido na sessão plenária da Alesc de quinta-feira. Agora, começará a tramitar nas comissões temáticas, a começar pela Comissão de Constituição de Justiça.

Comente com o Facebook