- PUBLICIDADE GOOGLE-

SDE analisa pilares que deram a SC o segundo lugar no Ranking de Competitividade


sde

Continua após o anúncio

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) lançou nesta quinta-feira, 11, o documento Santa Catarina no Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros – Edição de 2021, que detalha os pilares e os indicadores do Estado na avaliação, recentemente divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Santa Catarina foi reconhecida com o Destaque Internacional do Prêmio de Competitividade e conquistou a vice-liderança pelo quinto ano consecutivo.

O documento apresenta 86 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos que são considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. Os indicadores são apresentados com a nota, que varia de 0 a 100, e a colocação de Santa Catarina em comparação com outros estados.

Continua após o anuncio

Destaques do Estado

Santa Catarina ocupa a 1ª posição nos pilares de Segurança Pública e na Sustentabilidade Social, bem como a 2ª colocação nos de Educação e Eficiência da Máquina Pública. E ainda a 3ª em Inovação e Infraestrutura. O Estado conquistou também posições no pilar de Sustentabilidade Ambiental (+4).

Continua após o anúncio

“Quando observado a nota geral do ranking, o Estado avançou de 79,5 na edição 2020 para 80,7 na edição atual, enquanto o 1º colocado, São Paulo, perdeu competitividade, passando de 86,4 pontos para 84,9 pontos”, explica o economista da SDE, Paulo Zoldan.

Para Zoldan, os sistemas de rankings possuem grande potencial para alavancar a eficácia e a eficiência das políticas públicas, fornecendo um mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade das políticas públicas em cada Estado.

:: Acesse o documento completo aqui

Sobre o Ranking de Competitividade

Ranking de Competitividade dos Estados é a primeira iniciativa do país a avaliar entes subnacionais do país a partir da adequação dos indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e suas metas, bem como critérios ESG (environmental, social and governance) chancelados pela União Europeia.

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. O CLP trabalha por um Estado que seja eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública. O Ranking de Competitividade dos Estados é apoiado pela B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, com suporte nas pesquisas técnicas da Tendências, uma das maiores consultorias econômicas do Brasil.

Texto: Pablo Mingoti

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: [email protected]
Site: www.sde.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais