Projeto desenvolvido em unidade educativa da rede municipal propõe às crianças explorarem e aprenderem com elementos da natureza


As crianças entre 5 e 6 anos do Núcleo Educacional Infantil Municipal Lausimar Maria Laus , no io Vermelho, foram explorar e conhecer os arredores da unidade, buscando folhas, pétalas, gravetos e sementes para produzirem obras de arte a partir do que a natureza oferece.
   
O projeto foi desenvolvido pelo professor de Educação Infantil, Eduardo Tasca, pela auxiliar de sala, Bernadete Vera Krein e pela professora auxiliar de educação especial, Darlete Nair Marques, que realizaram a atividade de forma hibrida, onde 13 estudantes frequentam a unidade e 12 estão de maneira online.
   
 
A ideia partiu da observação das crianças, que juntavam gravetos e folhas do parque e levavam pra sala. Na roda da conversa, foram instigadas e estudadas as formas de cada objeto, e os pequenos usaram a criatividade.
   
Os estudantes produziram tintas naturais com pó de beterraba, mostarda e espinafre. 
    
A intenção do projeto foi de conscientizar as crianças desde cedo a manter o contato com a natureza, estimulando as diferentes materialidades em forma de arte. “O retorno dos estudantes se deu de imediato, através da produção de lindas obras de artes e do trabalho coletivo entre eles”, explica Eduardo.
    
Todos os objetos foram recolhidos do chão da unidade, nada foi arrancado da natureza e os objetos não utilizados foram devolvidos. Para a finalização do projeto, eles usaram caixas de papelão e folha A4.


Comente com o Facebook