- PUBLICIDADE GOOGLE-

Educação de Florianópolis explora o mundo real em lives


Já pensou fazer uma aula ao vivo desbravando uma trilha? Explorando um costão rochoso, navegando em um barco, visitando o centro histórico de uma lendária cidade? Conhecendo as fortalezas de ilhas? Caminhando em um mangue, subindo os pontos mais altos e encantadores do sul do Brasil? Isso é possível. Todos esses locais e seus conteúdos e contextos são apresentados nas aulas do “Mundo Real” da Secretaria de Educação de Florianópolis, sempre às sextas feiras pela manhã.

Continua após o anúncio

Uma equipe de professores faz essas transmissões em lives toda semana visitando ilhas, bairros históricos, praças e monumentos. O internauta pode acompanhar pelo Portal Educacional da Prefeitura: http://www.pmf.sc.gov.br/portaleducacional/

De acordo com o secretário de Educação, professor Maurício Fernandes Pereira, um dos grandes diferenciais deste projeto é a interdisciplinaridade.  “Entendemos que na vida tudo está interligado e funciona de forma natural e dinâmica. A aulas do mundo real procuram explorar locais de Florianópolis que muitos dos nossos moradores não conhecem ou nunca pensaram em ir a tal local, bem como, nossos convidados são escolhidos por terem relação direta com aquela comunidade e contexto educacional”.

Continua após o anuncio

O secretário complementa que: “queremos despertar o protagonismo e a autoconfiança do estudante e equipes pedagógicas”.

O professor Charles Schnorr, que participa de todas as aulas do mundo real, destaca que em quase dois anos de lives foram explorados mais de 5 ilhas, fortalezas, costões, morros, trilhas, cachoeiras, mangues, prédios e bairros históricos, 30 praias e balneários, diversos caminhos no norte, sul, leste, região central, parques, praças e monumentos.

Continua após o anúncio

Pensando na inclusão

Toda aula é interpretada em Libras ao vivo pelas professoras Muyara dos Santos e Thatyana dos Santos que também estão no local para dar ainda mais vida e valor aos princípios inclusivos nesta ação pedagógica e interativa, o que faz com que a comunidade surda participe de forma ativa, não apenas coadjuvante, mas in loco deste projeto.

Toda ação também é descrita oralmente para que os cegos consigam constatar e perceber as imagens e personagens das lives do mundo real. Remotamente temos o relevante apoio e estrutura digital da professora Lisandra Invernizzi e Luis Ribeiro Francelino que fazem a mediação com educadores, crianças e demais internautas.

Para os experientes professores Joaquim Gonçalves  e Rosângela Teixeira Garcia  da Escola do Mar, as lives podem ser transformadas em conteúdo interativo de diversas áreas do conhecimento, com a meta  de ajudar os professores a criarem novas abordagens interligando conteúdos disciplinares (Ciências, Educação Física, Matemática, Português, Geografia, Libras, História…) e dando aspectos práticos e funcionais a este tema para serem usados a qualquer momento, por qualquer profissional da educação, de qualquer lugar do mundo, pois os conteúdos ficam à disposição no portal educacional da PMF.

Os locais, convidados e conteúdos são escolhidos de forma interativa com as unidades de ensino, seus gestores e necessidades temporais e campanhas de cada momento do mês ou data alusiva.

Os temas mais explorados são as dicas de prevenção, primeiros socorros, preservação do ambiente, sustentabilidade, apresentação e discussões sobre o momento atual e os protocolos de saúde e educação, história da cultura de Florianópolis, SC e do Brasil.

No ano de 2020, o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira e equipe estiveram nas praias da Daniela, Armação, Matadeiro, Joaquina, Brava, Barra da Lagoa, São José da Ponta Grossa e Pântano do Sul. Houve lives na trilha do Santinho, na Lagoa do Jacaré, e em ilhas, como: do Guará, de Ratones e Fortaleza de Anhatomirim.

Muitos desafios foram realizados para algumas transmissões em particular, como nas cavernas naturais do Pântano do Sul, onde passamos por costões e precisamos monitorar a maré para uma melhor qualidade de imagens e conteúdos. Na região de mangues da Daniela e Santinho, nas dunas da Joaquina, na visita em algumas cachoeiras, na trilha de Naufragados e ilhas vizinhas. Tudo isso com muito entusiasmo e motivação por parte de toda equipe.

Os momentos em terra foram diversos, com a utilização da beleza de lugares como Morro da Cruz, Morro do lampião, Sambaqui, Ribeirão da Ilha, Praça XV, Itaguaçu e Costa da Lagoa.

No ano de 2021, até setembro, as lives ocorreram mais em terras, como: Jardim Botânico, Córrego Grande, Trapiche do João Paulo, Tapera, Fortaleza da Barra, Praça Getúlio Vargas, Santo Antônio de Lisboa, mas também em praias como Barra da Lagoa, Canasvieiras, Ingleses e Naufragados. Passou pela Ilha de Araçatuba, e caminhou por diversas trilhas: de Gravatá, dos Ingleses e da Boa Vista.

galeria de imagens


Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais