- PUBLICIDADE GOOGLE-

?Travessias? de Naira Pennachi chega ao MAB


Os trabalhos da artista visual mineira Naira Pennachi estarão presentes na 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que abre ao público nesta quinta-feira, dia 14 de outubro. Ela apresenta as obras da série “Travessias”, um projeto composto por cinco trabalhos: Abate; Descarne; Notas de rodapé; Fardos; e Reacolher.

Continua após o anúncio

Completam a noite de lançamento da temporada as exposições TransformAção, de Belíria Boni, O silêncio da música, de Lolita Mello, e A ancestralidade e a pele que nos une, de Bernardete Merino. A roda de conversa com os artistas começa às 19h, seguindo com a visita às salas. Durante o evento serão adotados todos os cuidados sanitários, como o uso de máscara, distanciamento entre as pessoas e aplicação de gel. A entrada é gratuita.

A série “Travessias” é composta por obras em diferentes linguagens de modo a extrair distintas leituras daquilo que “ainda permanece”, mesmo que desgastado. E foi a partir do local onde os sacos de produtos agrícolas são lavados e comercializados, apesar de seu estado, cheio de furos e remendados, que os materiais foram percebidos, manuseados, enfileirados, dependurados e pregados, de forma a levantar questões da exploração à exaustão. A temática se relaciona às atividades e culturas oriundas e fomentadas principalmente em áreas rurais ou às margens dos centros urbanos. A instalação cria pontes intermináveis para universos individuais.

Continua após o anuncio

Sobre a artista

Naira Pennacchi nasceu no município de Jacutinga (MG) em 1980. Atualmente mora e trabalha em Ribeirão Preto (SP). Desde 2016 atua predominante com pintura e trabalhos em outras linguagens, como o vídeo, objetos, instalações e obras sonoras. Entre as exposições com sua participação de forma individual, destacam-se Garras de Galo (Sala da Praça, Ribeirão Preto, 2021) e Acordes Cromáticos (Galeria de Arte Solange Viana, Cotia, SP, 2020). As coletivas Breves Narrativas de Sonho (Casa da Luz, SP, 2020, curadoria de Mario Gioia), Interiores (Centro de Arte Contemporânea W, Ribeirão Preto, 2018, curadoria de Josué Mattos) e as realizadas em conjunto com os artistas do Ateliê da Praça, grupo de estudos na cidade onde vive, como Ao redor (2020), Em Meio A (2018) e (A)nota(çõe)s (2017).

Continua após o anúncio

A artista participou de grupos de estudos com Paulo Pasta, no Instituto Tomie Ohtake (2018), Paulo Galina (2018-2019) e com Mario Gioia (2017-2019). Suas obras foram selecionadas e expostas nos salões de Praia Grande (2018) e Ubatuba (2019). Telas da artista também foram exibidas nas edições da Feira Parte, de arte contemporânea, em 2018 e 2019.

Naira Pennacchi também teve projetos contemplados nos editais da Mostra Museu (2021), no Programa de Exposições do Marp (2021), e do Museu de Arte de Blumenau (2020/2021). No ano de 2019, participou de residência no Centro de Arte Contemporânea W.

Serviço

Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB – ano 2021

Data: quinta-feira, dia 14 de outubro

Horários:

19h: abertura

19h30: visita mediada às exposições e lançamento do livro a Lua de Abril e outros haicais, de Terezinha Manczak

20h: conversa com artistas convidados

Visitas: até 15 de novembro, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada franca

Atenção: os protocolos de prevenção à propagação do Coronavirus – Covid 19 deverão ser obedecidos, sendo necessário uso de máscara, álcool gel e distanciamento social

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 13/10/2021 15:38 – 3 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais