- PUBLICIDADE GOOGLE-

Polícia do Rio apreende caminhão com duas toneladas de maconha

A Polícia Civil do Rio apreendeu duas toneladas de maconha, sete fuzis, cinco pistolas e centenas de munições. A apreensão foi feita por policiais da 14ª DP ontem (27) na Avenida Brasil, próximo à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na zona norte da capital.Notícias de Santa Catarina - SC HOJE NewsNotícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Toda essa carga foi encontrada no fundo falso de um caminhão que vinha do estado de Santa Catarina e transportava cerca de 20 toneladas de frango. Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil, as armas e as drogas tinham como destino comunidades da zona sul da cidade ligadas à maior facção criminosa do Rio.

Continua após o anúncio

Os policiais chegaram ao caminhão depois de um monitoramento do Setor de Inteligência realizado durante uma investigação sobre tráfico de drogas no estado.

Na ação, os agentes contaram com o auxílio de uma cadela da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que localizou a droga no meio do carregamento de frango. O caminhão foi levado na noite de ontem para o prédio da 14ª DP, no Leblon, zona sul do Rio, onde foi descarregado.

Continua após o anuncio

A delegada da 14ª DP, Bianca Lima, disse que a partir de agora as investigações serão desmembradas para seguirem até a identificação de quem enviou e encomendou as drogas, se aproveitando de uma entrega de frangos. “Estamos em contato com outros órgãos policiais, inclusive de outros estados para tentar levantar essas informações.”

Segundo a delegada, o motorista já trabalhava como caminhoneiro quando viu no tráfico de drogas a oportunidade de ganhar mais dinheiro. Ele foi preso em flagrante no momento da apreensão e, de acordo com Bianca Lima, vai passar por audiência de custódia amanhã ou na quinta-feira (30). O juiz vai avaliar a conveniência de manter a prisão ou conceder a liberdade provisória. “De qualquer maneira, a gente já decidiu o flagrante e já encaminhou para a justiça com um pedido de conversão do flagrante em preventiva. É importante para continuar a investigação”, contou.

Continua após o anúncio

De acordo com a delegada, o ajudante não foi preso porque o próprio motorista disse que ele não estava envolvido com o transporte da droga. Além disso, durante o depoimento que prestou na delegacia, o ajudante revelou que foi contratado no Rio de Janeiro para ajudar na orientação da rota que o motorista deveria fazer ao entrar no estado e para auxiliar na descarga do caminhão. O ajudante informou ainda que essa foi a segunda vez que ele foi contratado para este serviço e, na primeira vez, notou que um carro estava seguindo o caminhão. Com base nesses dados, a delegada não afasta a possibilidade de a viagem anterior também ter servido para o tráfico de drogas.

“Ele percebeu uma certa movimentação na vez anterior, porque depois que ele tinha terminado o serviço ele viu que após a descarga na Praça da Cruz Vermelha, um carro foi seguindo o caminhão. Essa foi a segunda vez que ele foi contratado para servir de guia e ganharia R$ 100 para fazer essa função. De fato, ele não tem nada a ver com a história e quem realmente preparou o caminhão, recebeu a carga e estava transportando foi o motorista”, disse.

Para Bianca Lima, a apreensão representou um baque nas finanças da organização criminosa. “Representa um grande prejuízo para eles. Desmobiliza a logística e, paulatinamente, aos poucos, vai enfraquecendo a atuação deles. É um viés que precisa ser explorado”, completou.

*Matéria ampliada às 18h40

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais