70 anos do Lacen serão comemorados em sessão especial da Alesc

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News


Nesta terça-feira, às 19 horas, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizará sessão especial  para homenagear o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que comemorou 70 anos de fundação em 2021. A iniciativa é do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

Criado no dia 24 de julho de 1951 por meio da Lei Estadual nº 503, o Lacen é parte integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública e laboratório de referência estadual.  Além da unidade central em Florianópolis, é composto por uma rede de laboratórios regionais em Criciúma, Joinville, Joaçaba, Chapecó e São Miguel do Oeste e laboratórios municipais em Blumenau e Lages.  A produção anual é de, aproximadamente, 780 mil ensaios e exames, nas áreas de biologia médica e análise de produtos e meio ambiente.

O enfrentamento da pandemia de Covid-19  tem sido um grande desafio para o Lacen, que passou a atuar em três turnos, inclusive aos finais de semana, para analisar cerca de 3 mil amostras diárias que a rede passou a receber. Além  do diagnóstico do vírus SARS-CoV-2, o Lacen também atua  na produção e distribuição dos kits de coleta para realização dos exames de diagnóstico da Covid-19.

“O Lacen é um órgão  que orgulha o catarinense.  Tem  alta credibilidade e sempre se mostrou indispensável quando pensamos numa saúde pública preparada para enfrentar desafios e salvar vidas”,  afirma Dr. Vicente.

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540

Comente com o Facebook