- PUBLICIDADE GOOGLE-

Educação municipal realiza exposição sobre literatura brasileira


Nesta semana o CEIM Brincar e Crescer realizou a exposição intitulada “Era uma vez: Contos e histórias da literatura infantil Brasileira”, que traz mostras de releituras produzidas pelas crianças sobre a vida e obra dos autores Mauricio de Souza, Ana Maria Machado, Mário Quintana, Eva Furnari, Monteiro Lobato, Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Ziraldo. A exposição é resultado de um projeto institucional que envolveu todas as turmas do CEIM, professores e equipe pedagógica.

Continua após o anúncio

Após pesquisa e estudo, as crianças realizaram diversas atividades, tais como: reconhecer a relação das figuras, ilustrações com o texto das histórias contadas, recontar histórias ouvidas, planejar roteiros de vídeos e encenações definindo contexto, personagens e estrutura da história.

A professora, Daniela Meneses de Camargo Cofferi, de uma das turmas de Crianças Pequenas, relata que foram apresentados para as crianças que trabalhariam o tema sobre a literatura brasileira. “Percebeu-se que as crianças despertaram o interesse pelo autor Monteiro Lobato ao descobrirem que quando o autor era criança não havia livros infantis. Aí, ele começou a pensar porque não escrever literatura infantil e começou a escrever histórias sobre o sítio porque gostava muito de ir ao sítio da família. A professora relata que os pais lembraram-se da infância através de seus filhos, muitos passaram a assistir filmes que contam as histórias desses autores com as crianças. Até mesmo as crianças que estavam no remoto participaram e se envolveram com todas as atividades, até mesmo com a receita do pãozinho da tia Anastácia que foi produzido com os alunos em sala.

Continua após o anuncio

O entusiasmo e o envolvimento nas atividades é relatado pelo Gabriel Bordin Munaro, da turma de Crianças Pequenas, quando diz “achei muito legal fazer a Kuka, a Emília e todos os outros e também o pãozinho da tia Anastácia. Estava muito bom eu levei para casa”.

A mãe, Cristiane Sjlender, se emociona quando diz: “esses dias quando minha filha chegou à mesa no almoço e falou que quem criou a história da turma da Mônica que elas (a filhas) assistem em casa foi o Maurício de Souza, nós ficamos encantados, porque ela tem cinco anos e habitualmente eles não conhecem o nome do criador de uma historinha”. A mãe ainda diz, “hoje quando cheguei e olhei os trabalhinhos eu imaginei toda a dedicação dos professores e o quanto envolveram eles, isso emociona”.

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais