- PUBLICIDADE GOOGLE-

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre transtornos depressivos e ansiosos


Na manhã desta quinta-feira, dia 9, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) promove uma capacitação sobre transtornos depressivos e ansiosos para médicos que atendem na atenção primária da rede pública. O objetivo é oferecer atualização e troca de experiências aos profissionais que atuam em unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais (AG). 

Continua após o anúncio

A ação faz parte da programação interna do Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. A depressão, o suicídio o uso de álcool e outras drogas são identificados como problema de saúde pública e estão entre as principais causa de incapacidade no mundo, potencializado ainda mais na pandemia de Coronavírus. 

“Estamos buscando meios alternativos para manter as capacitações do Setembro Amarelo, que são importantes para atualização dos profissionais que atendem na rede. Esse momento oferece a troca de informações e promove melhorias no atendimento”, salienta a supervisora dos serviços de atenção psicossocial de Blumenau, Deisi Maria Sedrez Theiss.

Continua após o anuncio

A capacitação será dividia em dois momentos. Na parte da manhã, o Dr. John Carlos Zoschke Junior abordará os temas aos profissionais dos Ambulatórios Gerais. Já no período da tarde a Dra. Gleisy Einhardt Vergara De Carvalho fará uma atividade direcionada aos profissionais das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF).  A ação ocorrerá no auditório da ETSUS, que terá capacidade reduzida atendendo ao regramento sanitário.

Atenção Especializada em Blumenau
Nos Serviços de Saúde Mental, o município conta com três unidades do Caps e uma unidade do SAS (Serviço de Avaliação em Saúde Mental). O CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), que atende menores de 18 anos, o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial Adulto), o CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas).

Continua após o anúncio

O serviço de atenção psicossocial se propõe ao acompanhamento multiprofissional, integrando atendimentos com médicos psiquiatras, equipe de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, farmacêutico e terapeuta ocupacional conforme demandas e necessidades de cada situação. No Caps AD III, o serviço ainda dispõe de acolhimento noturno e hospitalidade para os casos que já estejam em acompanhamento pela equipe e apresentem necessidade de desintoxicação e/ou situações de crises.

Para acessar os serviços, os usuários devem buscar atendimento na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral (AG) para avaliação com profissional de saúde que, fará o encaminhamento para atenção especializada, em caso de necessidade.

Confira os endereços e contatos das unidades:

CAPSi
Rua Alfredo Gunther, 73 – Vila Nova
Tel.: (47) 3381.7393 

CAPS II
Rua Norberto Seara Heusi, S/N – Escola Agrícola
Tel.: (47) 3381.6906

CAPS AD III
Rua Hermann Hering, 766 – Bom Retiro
Tel.: (47) 3381.6888

SAS
Rua Uruguai, 162 – Ponta Aguda
Tel.: (47) 3381.6795

postada em 08/09/2021 16:23 – 16 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais