- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Criciúma recebe exposição que retrata sentimentos de crianças atendidas pelo CAPSij


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

Em alusão ao Setembro Amarelo, as crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSij) de Criciúma criaram pinturas para expressarem os seus sentimentos. As obras foram desenvolvidas durante oficinas com a psicóloga Claudia Juliana Ochs e a artesã Celia Regina Guedim, e hoje estão expostas no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris.

Eles pintaram o que estavam sentindo no dia. Então, têm desenhos alegres, de esperança e outros de dores, angústias e medos. Há representado ali também o que os ajudam nos momentos mais difíceis. A nossa ideia foi trabalhar questões emocionais complexas e fortalecer os vínculos entre eles, a confiança e outros sentimentos, por meio da arte”, explicou a psicóloga Claudia.

Continua após o anuncio

A exposição é apenas umas das iniciativas que a Prefeitura de Criciúma planeja para este mês, dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida. “Estamos engajados nessa campanha e queremos realizar uma série de ações ao longo deste mês”, comentou a coordenadora de saúde mental do município, Ana Losso.

Ações

Continua após o anúncio

Na próxima sexta-feira (10), por exemplo, no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, os servidores municipais vão usar roupas amarelas, como forma de incentivo à campanha. Também estão agendadas visitas do secretário de Saúde, Acélio Casagrande, aos setores e nos CAPSs do município para conscientização sobre o assunto. Além disso, está previsto no dia 11, das 9h às 13h, o plantio da árvore da vida na Praça Nereu Ramos. Ao lado dela, serão colocados cartões motivacionais.

Uma roda de conversa com especialistas na área de saúde também ocorre neste mês. O encontro será realizado na Unesc no dia 21de setembro e recebe o apoio do programa Acolher da universidade e do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde Mental (Nuprevips) do Governo de Criciúma. Outras ações ocorrem em paralelo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma.

Haverá também no dia 23, à tarde, um piquenique no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi com profissionais e usuários dos CAPSs de Criciúma. A proposta é promover atividades de valorização à vida e prevenção ao suicídio.

Atendimento

O município também oferta atendimentos gratuitos com psicólogos, por meio dos CAPSs. Outra opção, é através do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais