Centro de Inovação Blumenau promove primeiro “Aulão da Inovação”


Uma aula diferente focada em um olhar voltado à inovação e ao empreendedorismo. Um momento para refletir sobre quando começar a ideia do papel e criar um negócio. Um bate papo descontraído para incentivar alunos do ensino fundamental e do ensino médio a pensaram ‘fora da caixa’. Estes foram alguns dos propósitos do chamado “Aulão da Inovação” organizado pelo Centro de Inovação Blumenau.

Foi uma primeira “aula”, direcionada ao empreendedorismo inovador. O papo foi conduzido pelo gestor de comunidade do CIB, Rafael Silva. Ele é empreendedor desde 2002, investe em empresas desde 2011 (tendo atualmente participação em mais de 20 negócios) e se diz um apaixonado pela criatividade, inovação e empreendedorismo. Além de gestor de comunidade, Rafael é sócio de duas empresas residentes no CIB.

Ao lado de Silva estavam outros dois empreendedores do CIB. Rafael Lessa, CEO da startup ítalo-brasileira X-Lam Engineering do Brasil e Alessandro Mendes, CEO da startup Idealizei. Estas duas startups têm sede no CIB e atualmente participam do Programa de Incubação, encabeçado pelo Instituto Gene – entidade gestora do CIB -, em parceria com a Fapesc e Sedec (Prefeitura de Blumenau). Durante quase uma hora de conversa, eles comentaram e debateram questões sobre a temática de inovação no mercado empresarial e profissional nos dias de hoje.

Para Silva, “empreender é colaboração. Com colaboração é possível inovar e evoluir.” Já na avaliação de Lessa, engenheiro florestal e gerente de projetos da XLam “inovação é tirar uma ideia do papel, trazer ela para a prática, ter a coragem de testar e, se no final ela realmente for boa, trazer um melhor produto e custo reduzido para o usuário”.

Ao ser questionado sobre como se é possível inovar, Alessandro Mendes, relata que a “inovação vem do inconformismo, da busca por algo que melhore a situação atual do empreendimento e que atenda mais amplamente o mercado”.

“Se o ser humano não fosse inconformado, ainda estaríamos nas cavernas, mas o ser humano tem essa parte legal de querer coisas novas e quando você traz isso para os negócios, é querer ter coisas novas que atendam necessidades e desejos do mercado”, pontua Mendes. “Tenham a mente aberta, organização e conexão, esses três pontos vão te ajudar a pensar fora da caixa” finaliza Lessa.

Participações especiais

O primeiro “Aulão da Inovação” contou com a presença de alunos da segunda fase do Curso de Jornalismo da Furb, acompanhados pela professora Clarissa Josgrillberg Pereira e interagiram com os empreendedores.

Segundo Clarissa, a ideia da integração com o Centro de Inovação Blumenau surgiu a partir da percepção da importância do conhecimento introdutório sobre esses meios de inovações, empreendimentos, incubadoras e startups. “São formas de vocês (os alunos) se situarem, se animarem, mudarem a lógica de pensar, ter contato com gente da área da inovação porque é o caminho pra área do jornalismo” complementou a professora de Jornalismo Digital.

O “Aulão da Inovação” está disponível no Canal do YouTube do Centro de Inovação Blumenau. Para acessar clique aqui: https://youtu.be/YXEm4oKOV-c

postada em 03/09/2021 17:05 – 7 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook