Distrito de Inovação de Blumenau recebe da Furb o espaço para carregamento de bicicletas em patinetes elétricos sustentável


Na tarde desta quinta-feira, dia 19, o prefeito Mário Hildebrandt participou da cerimônia de entrega do “espaço de carregamento de bicicletas em patinetes elétricos sustentável” pelo Centro de Ciência Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

O evento, com a participação de lideranças da cidade, além da vice-prefeita, Maria Regina Soar, foi realizado no Campus II da universidade e integra as ações da Prefeitura de Blumenau com entidades parceiras da cidade comprometidas em viabilizar estruturas e projetos à idealização do Distrito de Inovação de Blumenau (DIB).

O Distrito de Inovação de Blumenau conta com o envolvimento de diversas secretarias municipais da Prefeitura e entidades do município com foco na inovação, entre elas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) e Secretaria de Gestão Governamental (Segg).

Participam ainda a Furb, o Centro de Inovação de Blumenau, Instituto Gene, além da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Blusoft e Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe). A Prefeitura de Blumenau, bem como todas as entidades envolvidas no projeto, busca a articulação de três eixos prioritários: inovação urbana, econômica e social, ligando vários atores sociais e econômicos e implementando suas estratégias, ações e políticas no território e na cidade.

“Essa é apenas uma das ações previstas pela Prefeitura em parceria com a Furb para incentivar nosso Distrito de Inovação de Blumenau. Cada vez mais a sustentabilidade é parte da realidade da nossa sociedade e aliar sustentabilidade e tecnologia é o desafio de toda a gestão pública. Estamos muito felizes com essa primeira etapa sendo entregue e seguiremos trabalhando para avançarmos ainda mais nesse sentido”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Obras previstas
São nove obras previstas para o distrito, como Delimitação DIB; Masterplan; Requalificação Praça dos Músicos + Blumenau Conecta; Deck Antigo Porto; Centro de Inovação com Boulevard ligando com o IPT; Terminal de carregamento de bikes e patinetes elétricos; Parque Ciliar; Parque Ribeirão do Tigre e Restauro Casa Salinger.

O objetivo do DIB é construir o conceito, as diretrizes, o formato, a delimitação, os objetivos e os recursos envolvidos necessários para o desenvolvimento de uma cidade ideal. A exemplo do @22Barcelona e Vale do Silício, o DIB pretende estudar, compreender e potencializar sua realidade e características, buscando uma identidade e caminho próprio em termos de economia criativa e do conhecimento, uso e ocupação do espaço, colocando as pessoas, suas necessidades e expectativas em primeiro plano.

O Distrito de Inovação de Blumenau compreende parte dos bairros Itoupava Seca e Victor Konder, no qual se encontra inserido o Centro de Inovação Blumenau, a Furb, o Instituto Gene, a Blusoft, a Fundação Fritz Muller, o Senai, o Oficina Café Coworking, indústrias de grande porte como a Cremer e a Altona, escolas, vários comércios e serviços, além de um alto índice de residências.

Assessor de Comunicação: Joni César

postada em 19/08/2021 17:06 – 6 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook