Paulinha destaca Agosto Lilás e projetos voltados às mulheres


As políticas públicas em benefícios às mulheres recebem um olhar sensível e atento da deputada Paulinha (sem partido), que é uma defensora ferrenha dos  direitos e avanços femininos no Estado.

Para marcar o Agosto Lilás, mês que celebra os 15 anos da Lei Maria da Penha e de enfrentamento à violência doméstica e familiar, vale destacar as ações da parlamentar voltados para as mulheres.  “ Através desses eventos, fazemos um alerta a respeito dos tipos de violência que a mulher sofre, desde física, psicológica, tóxica, abusiva. É preciso conscientizar crianças e jovens a respeito do respeito de gêneros”, avalia.  

Nesse sentido, liderando as ações, o Tem Saída é lei em Santa Catarina. Mulheres catarinenses, vítimas de violência doméstica, contam agora com um programa que prevê a adoção de incentivos para a sua qualificação profissional.

O “Tem Saída“, de sua autoria, foi sancionado pelo governador Carlos Moisés em maio deste ano.

A Lei nº 18.121/2021 pretende oferecer uma rede de  apoio às pessoas em situação de violência doméstica e familiar, com o desenvolvimento de ações voltadas à qualificação profissional das vítimas. “Essa geração de emprego, renda e inserção no mercado de trabalho, gera mais autonomia para que as vítimas saiam do ciclo de violência familiar”, aposta a parlamentar.

Para ela, é mais um avanço importante para a adoção de políticas públicas em benefícios das mulheres catarinenses.

Além do Tem Saída, a deputada Paulinha possuiu ainda outros  projetos em benefícios das mulheres catarinenses.

São eles, o projeto 18/2021, que cria o programa de capacitação de agentes comunitárias de saúde para realização de acolhimento a vítimas de violência doméstica de Santa Catarina, denominado “Capacitando Quem Acolhe”.

Ainda está tramitando no Parlamento o  PL 459/2019, que institui o Selo Prefeitura Amiga das Mulheres.

A deputada também é autora do  PRS 3/2019, que dispõe sobre a criação, no âmbito da Assembleia Legislativa, do Subprograma Mulher no Parlamento.

Paulinha também  apresentou o PRS 8/2019, que dispõe sobre a destinação de percentual das vagas relativas aos contratos de prestação de serviços continuados e terceirizados, no âmbito da Alesc, às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e para jovens de 15 a 29 anos de idade vítimas de prática de racismo ou injúria racial que especifica.

E é autora do PL 296/2019, que garante a gestante o acesso ao parto cesariano, na rede pública ou privada de saúde, a partir da trigésima nona semana de gestação, quando por recomendação médica.

Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.6 °
19 °
98 %
2.6kmh
75 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
30 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-