- PUBLICIDADE GOOGLE-

FCEE celebra com ‘live’ Dia Internacional da Superdotação


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Fotos: Divulgação/FCEE

Continua após o anúncio

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promoveu uma live nesta terça-feira, 10, data em que se comemora o Dia Internacional da Superdotação, para celebrar a trajetória de 15 anos do seu Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS). Com o título “Dia Internacional da Superdotação: 15 anos de trajetória do NAAHS/FCEE”, a live contou com a participação especial de duas assessoras de polos regionais de atendimento educacional especializado: Jacira Medeiros, da Escola de Educação Básica Henrique Fontes, de Tubarão, e Jeonece Dombrovski Kraus, da Escola Fundamental Sagrado Coração de Jesus, de Canoinhas.

Também participaram a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação, Tânia Maria Fiorini Geremias, e a coordenadora do NAAHS, Andréia Panchiniak.

Continua após o anuncio

O Dia Internacional da Superdotação, comemorado neste 10 de agosto, foi celebrado pela primeira vez em 2011, no evento World Conference, promovido pelo World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC), o Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas. Desde então, cresce a consciência sobre a importância da visibilidade e valorização deste público e dos serviços educacionais destinados a ele, cujo objetivo é avaliar e suplementar a área de destaque do aluno.

Em Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio do NAAHS, coordena a politica de atendimento aos estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, atuando na identificação, avaliação e atendimento destes estudantes, além de ministrar cursos, palestras, seminários, orientações técnicas e pedagógicas, capacitações e assessorias envolvendo a temática.

Continua após o anúncio

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Desde 2014, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), a FCEE iniciou a implantação de salas de atendimento educacional especializado em Altas Habilidades/Superdotação em diversas escolas estaduais, disponibilizando recursos didático-pedagógicos aos profissionais que atuam na rede estadual. Neste ano de 2021, Santa Catarina possui 26 polos regionais de atendimento, em 22 municípios, com 341 alunos em atendimento.

Alunos de SC medalhistas em olimpíadas do conhecimento

As olimpíadas do conhecimento, promovidas anualmente por diversas entidades em diferentes áreas, são uma forma de buscar estes talentos, pois as pesquisas e estudos apontam que medalhistas possivelmente têm indicadores de Altas habilidades/Superdotação. A edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), cujos resultados foram divulgados há poucos dias, teve 13 medalhistas alunos de escolas estaduais de Santa Catarina. Todos estudantes dos polos regionais de atendimento educacional especializado em Altas Habilidades/Superdotação.

Os 13 alunos catarinenses medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2021 são provenientes dos municípios de Chapecó (E.E.B. Druziana Sartori), Joaçaba (EEB Deputado Nelson Pedrini), Antônio Carlos (EEB Altamiro Guimarães), e Canoinhas (EEB Sagrado Coração de Jesus).

Informações adicionais para a imprensa:
Aline Buaes
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Educação Especial – FCCE
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 3664-4943 / 99115-8918
Site: www.fcee.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais