Festival de música da Nacional do Alto Solimões abre inscrições

festival-de-musica-da-nacional-do-alto-solimoes-abre-inscricoes

Começam, nesta segunda-feira (9), as inscrições para o Festival de Música da Nacional do Solimões. Depois de cinco anos, o concurso, aberto para compositores da Tríplice Fronteira de Brasil, Peru e Colômbia, volta a ser realizado e faz parte das celebrações dos 15 anos da Rádio Nacional Alto Solimões.Notícias de Santa Catarina - SC HOJE NewsNotícias de Santa Catarina - SC HOJE News

As inscrições podem ser feitas via internet, correio ou com entrega do material na sede da Rádio Nacional Alto Solimões (Rua Rui Barbosa s/nº, Tabatinga/AM – CEP: 69.640-000) até o dia 24 de setembro. Podem se inscrever músicos e compositores residentes na região do Alto Solimões (no Amazonas) e da tríplice fronteira. Assim como nas outras edições, realizadas entre 2013 e 2016, serão aceitas músicas em português, espanhol e em idiomas indígenas.

As composições serão, de acordo com o regulamento do concurso, submetidas a julgamento de comissão formada por sete pessoas de notório saber musical. Ao todo, 12 músicas serão classificadas para a fase final do concurso. Todas as canções serão veiculadas na programação da Rádio Nacional do Alto Solimões e irão à votação popular, pela internet, entre 11 de outubro a 11 de dezembro.

Premiações do Festival de Música da Nacional do Alto Solimões

No dia 11 de dezembro, está prevista a realização de um show em Tabatinga (AM) para a divulgação dos vencedores em sete categorias: Melhor Música em Português, Melhor Música em Idioma Indígena, Melhor Música em Idioma Espanhol, Melhor Intérprete, Melhor Letra, Música mais votada pela internet e Torcida Mais Animada. A realização do show e suas condições (por exemplo, se haverá público) dependerá da situação da pandemia em dezembro de 2021 na cidade.

Para a coordenadora da Rádio Nacional do Alto Solimões, Miss Lene Ferreira, o concurso é uma oportunidade para músicos da região divulgarem seus trabalhos. “O festival é importante nessa região porque revela talentos, divulgando e destacando o protagonismo dos artistas locais e criando espaço de oportunidades para grupos artísticos antes desconhecidos no Alto Solimões”, relata.

Miss Lene também destaca que o festival tem grande participação de composições de grupos indígenas. “Em todas as edições, o maior número de músicas inscritas são as indígenas. A qualidade e a cultura específica e única de cada comunidade gera um material musical inédito e encantador. Com isso, o Festival da Rádio Nacional torna-se uma vitrine da cultura e potencial musical do Alto Solimões”, completa.

Alto Solimões

Festival de Música da Nacional do Alto Solimões – EBC

O regulamento completo do Festival de Música da Rádio Nacional do Alto Solimões pode ser acessado neste link e dúvidas podem ser tiradas nos telefones (97) 3412-2516/2628 ou pelo WhatsApp (97) 99189-4452.

Comente com o Facebook